CNN Esportes

Vettel encerra especulações e diz que F1 “ficou para os jovens”

Ex-piloto da Red Bull admite que retorno à Fórmula 1 não está mais nos planos, mas cogita futuro no WEC e até como dirigente

Gabriel Teles, da CNN
Vettel, tetracampeão de Fórmula 1
Sebastian Vettel, tetracampeão mundial de Fórmula 1  • Divulgação/Red Bull
Compartilhar matéria

Sebastian Vettel colocou um ponto final nos rumores sobre um possível retorno à Fórmula 1. Em entrevista à “Auto Motor und Sport”, da Alemanha, o tetracampeão mundial foi direto ao admitir que o tempo dele na categoria já passou.

“Fórmula 1 é passado. Em algum momento, chega a hora de deixar o espaço para outros. Você vê isso com os novatos. Acho bom que um grupo inteiro tenha sido renovado. Não é um voto contra os mais velhos, mas a favor dos jovens”, disse o alemão, de 38 anos.

Vettel se aposentou no fim de 2022, após uma passagem discreta pela Aston Martin. Antes, brilhou com a Red Bull, conquistando quatro títulos consecutivos entre 2010 e 2013. Ele ainda teve anos competitivos na Ferrari, mas não conseguiu quebrar a hegemonia da Mercedes.

Mesmo após a aposentadoria, o nome do alemão chegou a ser ventilado para ocupar vagas na Mercedes e até na Red Bull, mas as conversas não avançaram. Agora, Vettel considera novos desafios no automobilismo, como o Mundial de Endurance (WEC), onde já testou um Porsche 963 Hypercar. Segundo ele, a categoria se encaixa melhor no ritmo de vida atual.

“O WEC seria um bom ajuste, com suas oito corridas em datas diferentes da Fórmula 1. Sempre fiz as coisas para valer, e correr só um pouco não é para mim.”

Além das pistas, o futuro de Vettel pode estar nos bastidores da F1. O alemão confirmou conversas com Helmut Marko sobre a possibilidade de assumir, no futuro, o papel de consultor esportivo da Red Bull.

“As conversas não são intensas ainda, mas pode ser algo que faça sentido. Em que forma, ainda vamos ver”, completou.

 

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais