
Ex-jogador da NBA é condenado por estupro nos Estados Unidos
Com passagem pelo Los Angeles Lakers, Ben McLemore foi declarado culpado por um júri do estado de Oregon

Ex-jogador da NBA, Ben McLemore foi condenado, nesta quinta-feira (3), pelo crime de estupro por um júri localizado no estado de Oregon, nos Estados Unidos. Em um julgamento que levou 11 dias para ser finalizado, o ala-armador de 32 anos foi declarado culpado pelo crime cometido contra uma mulher na cidade de Lake Oswego, em 2021.
Ben foi julgado culpado, pelo júri do Condado de Clackamas, por uma acusação de estupro em primeiro grau, uma acusação de penetração sexual ilícita em primeiro grau e uma acusação de abuso sexual em segundo grau. O atleta foi inocentado apenas em uma acusação de abuso sexual em segundo grau. Anteriormente, ele havia se declarado inocente em todas as situações.
"Reconhecemos que há pessoas que temem que indivíduos com status de celebridade ou posição de destaque possam evitar a acusação. Isso não acontece no Condado de Clackamas. Este caso demonstra que meu escritório processa atos criminosos independentemente do status social do acusado,” disse John Wentworth, promotor do júri local.
Segundo reportagem da ESPN norte-americana, a vítima alegou que estava parcialmente consciente quando Ben McLemore começou a ter relações sexuais com ela sem o seu consentimento. Os advogados do jogador, por sua vez, contestam o depoimento da vítima e dizem que ela iniciou as relações de maneira consensual. A sentença de Ben será anunciada na próxima quarta-feira (9), às 9h30 do horário local.
Escolhido pelo Sacramento Kings no Draft da NBA de 2013, Ben McLemore atuou na franquia até 2017, quando assinou um novo contrato com o Memphis Grizzlies. Depois, retornou para Sacramento e ainda jogou por Houston Rockets, Los Angeles Lakers e Portland Trail Blazers até deixar a liga norte-americana em 2022. Com passagens pelo basquete chinês, espanhol e grego, Ben estava defendendo as cores do Yukatel Merkezefendi, da Turquia.