CNN Esportes

Lakers confirmam venda de participação majoritária por valor histórico

Família Buss vendeu participação majoritária da franquia para Mark Walter

Da Reuters
LeBron James e Doncic lideram o Los Angeles Lakers
LeBron James e Doncic são os principais nomes do Los Angeles Lakers  • Divulgação/Lakers
Compartilhar matéria

A família Buss concordou em vender a participação majoritária no Los Angeles Lakers para o CEO da TWG Global, Mark Walter. As duas partes confirmaram o acordo nesta quarta-feira (25), acrescentando que Jeanie Buss continuará como gestora da tradicional franquia da NBA.

Os termos financeiros do acordo não foram divulgados, mas quando a notícia foi divulgada pela primeira vez na semana passada, foi informado que o acordo avaliava o Lakers, campeão da NBA 17 vezes, em 10 bilhões de dólares (R$ 54,8 bilhões), tornando essa a maior venda já feita de um time profissional de esportes.

Walter, que possui participações em várias equipes esportivas profissionais, incluindo o Los Angeles Dodgers, da MLB, e o Los Angeles Sparks, da WNBA, é proprietário minoritário do Lakers desde 2021.

"Desde o dia em que nosso pai comprou o Lakers, estávamos determinados a entregar o que a cidade de Los Angeles merece e exige: um time comprometido em vencer – incansavelmente – e fazê-lo com paixão e estilo", disse Buss em um comunicado à imprensa.

"Eu conheci muito bem o Mark ao longo do tempo e fiquei feliz em descobrir como ele compartilha desses mesmos valores."

Segundo as partes envolvidas, a venda deve ser concluída no terceiro ou quarto trimestre de 2025, sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo a aprovação da NBA.

O falecido Jerry Buss comprou o Lakers em 1979 e transformou o time em uma das franquias esportivas mais populares do mundo, conquistando cinco campeonatos durante a icônica era "Showtime" dos anos 1980.

Ao longo dos anos, os elencos do Lakers contaram com talentos mundialmente famosos como Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar, Kobe Bryant, Shaquille O'Neal e LeBron James.

Jeanie Buss, que assumiu como proprietária principal após a morte de seu pai Jerry em 2013 e se tornou uma das mulheres mais poderosas do esporte, supervisionará todas as operações diárias do time no futuro próximo.

"Desde que o Dr. Jerry Buss comprou o time em 1979, eles realmente estabeleceram o padrão para o basquete em uma era após outra, por isso você pode encontrar pessoas em qualquer lugar do mundo vestindo camisas e uniformes do Lakers", disse Walter.

"Eu admiro o que ele, Jeanie e a família Buss construíram, e sei o quanto essa organização especial é importante para os californianos e para os fãs de esporte em todo lugar.

"Também tenho enorme respeito pelo compromisso contínuo de Jeanie em manter a visão de longo prazo e o status de elite do Lakers, e estou animado para trabalhar com ela na próxima era", finalizou.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais