
Motorista morre após ataque a ônibus de torcedores na Itália
Episódio aconteceu após uma partida de basquete da segunda divisão

Um motorista de ônibus morreu após ser atingido por pedras lançadas contra um veículo que transportava torcedores de basquete na região central da Itália, neste domingo (19). O caso gerou grande comoção no país, onde episódios de violência entre torcidas são mais comumente associados ao futebol.
De acordo com o jornal italiano La Nazione, o ataque ocorreu logo após a partida entre SRS Sebastiani Rieti e Pistoia Basket 2000, válida pela Série A2, a segunda divisão do basquete italiano.
O ônibus que levava os torcedores do Pistoia foi atingido por pedras e tijolos nos arredores da cidade de Rieti.
Uma das pedras atravessou o para-brisa e atingiu um dos dois motoristas, que não resistiu aos ferimentos mesmo após tentativas de reanimação. Ainda não está claro se os autores do ataque eram torcedores rivais.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, lamentou o episódio. “É uma notícia terrível. O ataque é um ato inaceitável e sem sentido de violência”, escreveu em sua conta no X (antigo Twitter).
O presidente da Federação Italiana de Basquete (Federbasket), Gianni Petrucci, afirmou que colaborará com as autoridades para investigar o caso. “Isso não tem nada a ver com basquete. São criminosos, assassinos, pessoas sem presente e sem futuro”, declarou à emissora pública RAI.
A Itália tem histórico de episódios violentos entre torcidas, especialmente no futebol. Em abril, 13 policiais ficaram feridos em confrontos entre torcedores de Roma e Lazio antes do clássico da capital.
Já em maio, um torcedor da Atalanta, de 26 anos, foi morto a facadas em brigas com fãs da Inter de Milão.
(Reportagem de Gianluca Semeraro, edição de Keith Weir)