CNN Esportes

Motorista morre após ataque a ônibus de torcedores na Itália

Episódio aconteceu após uma partida de basquete da segunda divisão

Da Reuters
Motorista morre após ataque a ônibus
Motorista morre após ataque a ônibus de torcedores  • Divulgação/La Nazione
Compartilhar matéria

Um motorista de ônibus morreu após ser atingido por pedras lançadas contra um veículo que transportava torcedores de basquete na região central da Itália, neste domingo (19). O caso gerou grande comoção no país, onde episódios de violência entre torcidas são mais comumente associados ao futebol.

De acordo com o jornal italiano La Nazione, o ataque ocorreu logo após a partida entre SRS Sebastiani Rieti e Pistoia Basket 2000, válida pela Série A2, a segunda divisão do basquete italiano.

O ônibus que levava os torcedores do Pistoia foi atingido por pedras e tijolos nos arredores da cidade de Rieti.

Uma das pedras atravessou o para-brisa e atingiu um dos dois motoristas, que não resistiu aos ferimentos mesmo após tentativas de reanimação. Ainda não está claro se os autores do ataque eram torcedores rivais.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, lamentou o episódio. “É uma notícia terrível. O ataque é um ato inaceitável e sem sentido de violência”, escreveu em sua conta no X (antigo Twitter).

O presidente da Federação Italiana de Basquete (Federbasket), Gianni Petrucci, afirmou que colaborará com as autoridades para investigar o caso. “Isso não tem nada a ver com basquete. São criminosos, assassinos, pessoas sem presente e sem futuro”, declarou à emissora pública RAI.

A Itália tem histórico de episódios violentos entre torcidas, especialmente no futebol. Em abril, 13 policiais ficaram feridos em confrontos entre torcedores de Roma e Lazio antes do clássico da capital.

Já em maio, um torcedor da Atalanta, de 26 anos, foi morto a facadas em brigas com fãs da Inter de Milão.

(Reportagem de Gianluca Semeraro, edição de Keith Weir)

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais