
Sem jogador da NBA, Brasil é pré-convocado para a AmeriCup
O técnico Aleksandar Petrovic anunciou a lista de 16 atletas que farão parte da preparação para o torneio continental

A Seleção Brasileira de Basquete está pré-convocada para a disputa da AmeriCup. Nesta segunda-feira (21), o técnico sérvio Aleksandar Petrovic chamou 16 jogadores para o período de treinamentos, sendo que apenas 12 irão integrar a lista oficial para o torneio.
A competição continental marca o início do ciclo olímpico para os Jogos de Los Angeles-2028. A lista feita por Petrovic mescla jogadores com experiência no basquete europeu, como Bruno Caboclo e Yago Mateus, e destaques do cenário nacional, casos de Lucas Dias e Reynan. Destaque também para a presença de Mathias Alessanco, de 17 anos, atleta mais jovem a atuar pela equipe principal do Brasil na história.
A Seleção Brasileira masculina está convocada para a AmeriCup 2025, que será realizada de 22 a 31 de agosto em Manágua, Nicarágua! 🇧🇷
O técnico Aleksandar Petrovic convocou um total de 16 jogadores para os treinos, e 12 viajam para o torneio. pic.twitter.com/M1dPffXrhs
— Basquete Brasil - CBB (@basquetebrasil) July 21, 2025
As principais ausências foram de Gui Santos, jogador do Golden State Warriors da NBA, e Didi Louzada, campeão do NBB com o Sesi Franca. Segundo comunicado oficial da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), ambos os atletas pediram dispensa da equipe por motivos pessoais.
A AmeriCup acontecerá entre os dias 22 a 31 de agosto, no Ginásio Polideportivo Alexis Argüello, em Manágua, capital da Nicarágua. O Brasil está no grupo A da competição, ao lado de Estados Unidos, Uruguai e Bahamas. Os dois melhores colocados da chave avançam diretamente às quartas de final. Com quatro títulos na história, a Seleção Brasileira é a atual vice-campeã do torneio, após ter perdido a edição de 2022 para a Argentina.
Confira a pré-convocação da Seleção Brasileira para a disputa da AmeriCup
- Alexey Borges - Flamengo
- Bruno Caboclo - Hapoel Tel Aviv-ISR
- Caio Pacheco - Leyma Coruña-ESP
- George de Paula - Sesi Franca
- Gui Deodato - Flamengo
- Kevin Crescenzi - Caixa Brasília
- Léo Meindl - San Pablo Burgos-ESP
- Lucas Dias - Sesi Franca
- Mãozinha Pereira - Sem clube
- Márcio Santos - Maccabi Tel Aviv-ISR
- Mathias Alessanco - Overtime Elite-EUA
- Reynan Gabriel - Pinheiros
- Ruan Miranda - Flamengo
- Tim Soares - Sydney Kings-AUS
- Vitor Benite - Baloncesto Sevilla-ESP
- Yago Mateus - Estrela Vermelha-SER