Valanciunas confirma permanência nos Nuggets e descarta ida para a Europa
Pivô lituano garante compromisso com Denver após cogitar retorno à Europa

O pivô Jonas Valanciunas, de 33 anos, confirmou que permanecerá no Denver Nuggets para a temporada 2025–26 da NBA, encerrando as especulações sobre uma possível ida ao basquete europeu.
Em entrevista ao portal BasketNews, o lituano admitiu que a ideia de jogar pelo Panathinaikos, da Grécia, o atraiu, mas garantiu total foco em sua atual equipe.
"Quero esclarecer minha situação. A ideia de jogar mais perto de casa me atraiu, mas isso terá que esperar. Estou totalmente comprometido com meu contrato com os Nuggets e vou dar tudo para competir por um título", afirmou o jogador.
Valanciunas foi adquirido pelo Denver em uma troca com o Sacramento Kings no início de julho. Inicialmente, ele mostrou resistência à transferência, priorizando uma eventual volta à Europa. No entanto, com a decisão da franquia de mantê-lo no elenco, o experiente pivô se diz pronto para contribuir.
Com 2,11m de altura, Valanciunas inicia seu 14º ano na NBA e está no segundo ano de um contrato de três temporadas no valor de US$ 30,3 milhões (cerca de R$ 165 milhões). Ele chega para ser o reserva imediato de Nikola Jokic, três vezes MVP da liga, e oferecer um respiro ao astro sérvio, que jogou em média 36,7 minutos por partida na última temporada.
Em 2024–25, o lituano dividiu o ano entre o Washington Wizards e o Sacramento Kings, atuando por 81 jogos e anotando médias de 10,4 pontos, 7,7 rebotes e 56% de aproveitamento nos arremessos, mesmo jogando sua menor média de minutos na carreira (18,8).
Com passagens por Raptors, Grizzlies, Pelicans, Wizards e Kings, Valanciunas acumula 13,1 pontos e 9,3 rebotes de média em sua trajetória na NBA. Agora, ele mira seu primeiro título da liga com o atual campeão de 2023.