Corinthians confirma ruptura de LCA e menisco de Zakaria Labyad

Lesão é uma das mais complexas do futebol e exige cirurgia

Denise Bonfim, da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O Corinthians confirmou nesta sexta-feira (31) a natureza da lesão de Zakaria Labyad. O marroquinho se machucou aos 47 minutos no empate contra o Athletico-PR, na Neo Química Arena. Durante uma disputa de bola, o marroquino tentou mudar de direção e, ao apoiar o pé no gramado, torceu o joelho. Ele acabou se ralando na queda e ficou com a perna sangrando.

Após a realização de uma bateria de exames de imagem, os médicos constataram a ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo. As lesões são semelhantes às que tiraram Rodrygo da Copa do Mundo, consideradas sérias e que normalmente exigem intervenção cirúrgica e um longo período de recuperação.

O tempo médio de afastamento para lesões do ligamento cruzado anterior gira entre nove e doze meses. Durante esse período, a intensidade dos exercícios aumenta gradualmente até que o atleta esteja apto a retomar as atividades esportivas.

"Essa lesão é muito comum em jogador de futebol e de esportes que têm mudança de direção. O ligamento cruzado anterior é um dos principais ligamentos do joelho que ajudam a estabilizar em movimento de mudança de direção, salto e aceleração, justamente movimentos importantes no futebol”, explicou à CNN o médico de Ortopedia e Traumatologia especialista em joelho, Henrique Fuller.

Yuri Alberto e Garro também se lesionaram

Além de Labyad, outros dois jogadores do Corinthians também se lesionaram na partida. Yuri Alberto sofreu uma lesão muscular na parte posterior da coxa direita, e Rodrigo Garro, um trauma no pé direito. Ambos já iniciaram a fisioterapia no clube, e não tiveram prazo de retorno estipulado.

Diniz responsabilizou situação do gramado

O técnico Fernando Diniz relacionou diretamente as condições do campo após a reforma com as lesões dos atletas. Na sua avaliação, o gramado da Neo Química Arena é o pior desde a inauguração do estádio. O técnico também cobrou melhorias para garantir a segurança dos jogadores.

"É frustrante. Eu sempre joguei aqui como adversário, e sempre foi uma arma para o Corinthians. Eu não sou especialista em campo. Mas esse gramado é o pior desde que foi inaugurado. E, se o campo for ficar dessa forma, tinham que avisar. Ia estar perigoso, pode prender, ralar o joelho, machucar. A diretoria está cobrando, fazendo o melhor. As pessoas do campo precisam se mexer. Precisam se movimentar para ter o campo da forma que sempre teve."

As obras no gramado da Neo Química Arena começaram em 7 de junho de 2026 e foram concluídas em 23 de julho, quando o estádio voltou a receber partidas oficiais.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais