Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Desfiliação da Confederação de Skate ameaça Brasil em Paris 2024? Entenda

    Federação internacional anunciou que não reconhece mais a CBSK como uma das suas afiliadas

    Rayssa Leal foi campeã mundial de skate street do ano passado
    Rayssa Leal foi campeã mundial de skate street do ano passado Reprodução/Instagram

    Hugo Lobãoda Itatiaia

    A Confederação Brasileira de Skate (CBSK) foi desfiliada pela World Skate e, legalmente, não representa mais os atletas brasileiros no cenário internacional, inclusive na corrida para Paris 2024. Apesar da crise política, não há risco de desclassificação de Rayssa Leal e outros atletas do país.

    Logo após a decisão que tira o poder da CBSK, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) publicou nota dizendo que “criará uma força-tarefa para cuidar da preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos Paris 2024 e seguirá o planejamento definido anteriormente, com todo apoio aos classificados e aos que ainda buscam qualificação para o evento”.

    Não há, até o momento, nenhum atleta classificado para os Jogos Olímpicos de Paris. Os 88 atletas, levando em consideração os dois naipes e as duas provas (park e street), ainda serão definidos no primeiro semestre de 2024.

     

    Para conseguir a vaga, os atletas precisam estar entre os 20 melhores na corrida de cada modalidade. O ranking valerá 1/3 dos pontos. Os outros 2/3 serão distribuídos na Série Classificatória Olímpica. As últimas fases serão disputadas em maio e junho de 2024, na Hungria e China, respectivamente.

    O Brasil é uma das potências do esporte e pode, no melhor cenário possível, levar até 12 atletas para Paris 2024.

    Entenda desfiliação da CBSK

    A World Skate notificou, ainda em 2023, que só permitiria a filiação de uma confederação nacional por país. No caso do Brasil, eram filiadas a Confederação Brasileira de Skate e a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP).

    Apesar do nome, a World Skate também abrange outros 12 esportes sobre rodas. A ideia do órgão internacional era que houvesse uma fusão entre CBSK e CBHP, o que não ocorreu.

    Sem a criação de uma única entidade para representar os esportes sobre rodas no Brasil, a World Skate decidiu desfiliar a CBSK.


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

    versão original