Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Em vigor, novas regras do futebol impactam goleiros, acréscimos e mais; conheça

    Sete novidades no regulamento internacional do esporte foram anunciadas pela IFAB

    Quarto árbitro segura placa eletrônica em jogo de Copa do Mundo
    Quarto árbitro segura placa eletrônica em jogo de Copa do Mundo Lars Baron/Getty Images

    Maria Fernanda Ramosda Itatiaia

    A International Footbal Association Board (IFAB), órgão responsável por regulamentar o futebol, fez sete novas regras para o esporte, que entram em vigor neste mês de julho.

    As novas alterações interferem no comportamento de goleiros durante cobranças de pênaltis, acréscimos das partidas, punições para treinadores e comissão técnica, invasões de jogadores e impedimentos.

    Veja quais são as novas regras do futebol

    • A partir desde mês, os goleiros estão proibidos de provocar ou tentar distrair o adversário durante a cobrança de pênalti. Eles também não podem tocar nas traves e rede antes da cobrança.
    • Caso haja comemoração extensa, o árbitro pode dar acréscimo extra na partida.
    • Caso o árbitro não consiga identificar um jogador reserva ou membro da comissão técnica que tenha feito alguma infração, o técnico será penalizado com cartão.
    • Em caso de invasão do campo por parte de jogadores ou membros da comissão técnica que interfira em uma jogada que resulte em gol, o lance será anulado.
    • Se um jogador em condição irregular receber a bola de um defensor que tenha “total domínio da bola”, o lance será considerado legal.
    • O árbitro só poderá expulsar um jogador que cometeu pênalti caso ele não tenha disputado a bola em momento algum. Se o atleta tiver cometido a infração na tentativa de parar o lance na bola, o juiz não poderá expulsá-lo.
    • A partir deste mês, árbitros e assistentes poderão opinar durante o jogo.