Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Entenda como Messi pode impactar em mudança de sede da Copa América-2024

    Astro argentino assinou com o Inter Miami e jogará na principal liga norte-americana

    Messi segue atuando pela seleção argentina após o título mundial no Catar
    Messi segue atuando pela seleção argentina após o título mundial no Catar Di Yin/Getty Images

    Marcel Rizzoda Itatiaia

    A organização da Copa América de 2024, que será disputada nos Estados Unidos, começa a definir quantos e quais estádios receberão os jogos que acontecerão entre 20 de junho e 14 de julho do ano que vem.

    Já há negociações avançadas com prefeituras e governos estaduais, e a Itatiaia apurou que a presença de Lionel Messi na MLS (a principal liga de futebol do país), em Miami, na Flórida, onde jogará pelo Inter Miami, faz com que a cidade se torne forte candidata a receber partidas da competição.

    O Inter Miami joga em um modesto estádio em Fort Lauderdale, cidade ao lado de Miami, mas com a presença do astro argentino, que provavelmente irá atrair grande público, deverá migrar seus jogos para o Hard Rock Stadium, casa do Miami Dolphins na NFL, a liga de futebol americano, que comporta mais de 65 mil pessoas.

    O Hard Rock é um dos 11 estádios nos EUA que receberão partidas da Copa do Mundo de 2026, além de virar opção, com Messi de garoto-propaganda, para ter também confrontos da Copa América de 2024.

    Na Copa América do Centenário, em 2016, também disputada nos Estados Unidos, a cidade de Orlando representou a Flórida, inclusive com um jogo do Brasil (os 7 a 1 sobre o Haiti).

    Com 36 anos recém-completados, não é certo que Messi estará na Copa América do ano que vem, mas ele optou por continuar atuando pela seleção argentina após o título da Copa do Mundo de 2022, no Catar.

    A organização da competição continental acredita serem grandes as chances de ele estar em campo em 2024, inclusive para defender o título argentino conquistado na última edição, em 2021, no Brasil.

    Como a Argentina será uma das cabeças de chave, é possível que pelo menos uma partida da seleção ocorra em Miami, se a sede for confirmada.

    Quantos estádios estarão na Copa América de 2024?

    Em 2016, foram dez arenas espalhadas pelos EUA. A Itatiaia apurou que a organização está buscando otimizar a logística, para evitar grandes deslocamentos. Sete anos atrás, o Brasil estreou em Pasadena, na Califórnia, empatando sem gols contra o Equador, e depois atravessou todo o país para enfrentar o Haiti em Orlando, na Flórida.

    O terceiro confronto, o da eliminação contra o Peru, foi na região de Boston, em uma viagem mais curta.

    Para esta edição, trabalha-se com a ideia de ter oito a dez estádios, mas regionalizados. Por exemplo: jogos concentrados na costa oeste, em Los Angeles, Seattle e San Francisco, e outros na leste, com Miami, Nova York, Boston e Filadélfia.

    Os grupos também deverão ser setorizados, ou seja, os times jogariam somente dentro de uma mesma região, ao menos nesta primeira fase.

    Somente estádios que estarão na Copa-2026 serão escolhidos?

    Preferencialmente sim, já que a Federação de Futebol dos EUA classifica a competição como um evento-teste, como será também o Mundial de Clubes, entre junho e julho de 2025. Mas pode haver exceções: o Rose Bowl, em Pasadena, perto de Los Angeles, foi palco da final da Copa do Mundo de 1994 (entre Brasil e Itália), e recebeu jogos da Copa América de 2016.

    O Rose Bowl concorreu à Copa de 2026, mas ficou fora porque a região de Los Angeles tem um estádio mais moderno, o SoFi Stadium, em Inglewood, que ganhou a disputa — e candidato a receber, além do jogo de abertura, uma das semifinais do Mundial de seleções.

    Para a Copa América, porém, o Rose Bowl poderia ser incluído, até mesmo junto com o SoFi, dentro do plano de otimizar a logística.

    Final

    O MetLife Stadium, na região de Nova Jersey e Nova York, recebeu o encerramento da Copa América de 2016 e é o principal candidato a ter também a decisão da Copa do Mundo de 2026. O mesmo valerá para a Copa América de 2024.

    O regulamento

    A Copa América terá 16 participantes, os dez filiados à Conmebol, incluindo Brasil, Argentina e Uruguai, e outros seis da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe).

    Países que serão sede em conjunto da Copa do Mundo de 2026, Estados Unidos, México e Canadá, já estão classificados para o torneio em 2024. As três vagas restantes serão definidas por critério técnico, por meio da Liga das Nações, competição organizada pela Concacaf.

    As seleções serão divididas em quatro grupos de quatro, com confrontos dentro das chaves. Os dois primeiros de cada se classificam para as quartas de final, com jogos eliminatórios até a final.

    Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

    versão original

    Mais Recentes da CNN

    Mais Recentes da CNN