Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Supercopa da Espanha: entenda o formato do torneio na Arábia Saudita

    Quatro equipes disputam o título de 'supercampeão' espanhol

    Barcelona conquistou a Supercopa da Espanha em 2023
    Barcelona conquistou a Supercopa da Espanha em 2023 Divulgação

    Da CNN

    A Supercopa da Espanha começa nesta quarta-feira (10) na Arábia Saudita. Mas uma questão chama a atenção: qual o formato da disputa? Afinal, ao contrário de outros torneios similares, a competição espanhola tem quatro times.

    Tradicionalmente, as supercopas colocam frente a frente dois campeões. É o caso da Supercopa do Brasil, que envolve o campeão brasileiro e o da Copa do Brasil.

    Porém, desde a temporada 2019/20, a competição espanhola é disputada pelo campeão e pelo vice do Campeonato Espanhol e pelo campeão e pelo vice da Copa do Rei. E o formato coloca o campeão de um contra o vice da outra na semifinal.

    A Supercopa da Espanha, portanto, tem três jogos – duas semifinais e a grande decisão. Mas, para a atual temporada, ajustes foram feitos. Isso porque o Real Madrid foi campeão da Copa do Rei – contra o Osasuna – e vice de LALIGA, competição vencida pelo Barcelona.

    Com uma vaga sobrando, o Atlético de Madrid, terceiro colocado no Espanhol, tentará o título. Portanto, as semifinais terão o Dérbi de Madrid e o confronto entre Barcelona e Osasuna.

    Todas as edições da Supercopa da Espanha nesse novo formato aconteceram na Arábia Saudita. A exceção foi a de 2020/21, disputada em janeiro, na própria Espanha, por conta da pandemia de Covid-19.

    Veja os jogos da Supercopa da Espanha:

    • Semifinal 1: Real Madrid (campeão da Copa do Rei e vice do Espanhol) x Atlético de Madrid (terceiro colocado no Espanhol)
      Quarta-feira (10), às 16h
    • Semifinal 2: Barcelona (campeão do Espanhol) x Osasuna (vice da Copa do Rei)
      Quinta-feira (11), às 16h
    • Final: vencedor do jogo 1 x vencedor do jogo 2
      Domingo (14), às 16h

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas