Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Esportes de aventura na natureza: modalidades, benefícios e onde praticar

    Praticados em condições de risco calculadas, os esportes de aventura podem unir saúde, adrenalina e contato com a natureza

    O que são os esportes da natureza?
    O que são os esportes da natureza? Imagem: Pexels/Guduru Ajay bhargav

    Da CNN

    Atividades físicas são reconhecidas pelo Ministério da Saúde por seus benefícios para a qualidade de vida. Entre as diferentes práticas, os esportes de aventura na natureza podem unir saúde física e mental a adrenalina e contato com o meio ambiente.

    Escalada, trekking e rapel são alguns exemplos de esportes de aventura realizados ao ar livre, em meio a natureza.

    As atividades ganharam destaque ao longo dos anos e hoje contam com modalidades presentes nas Olímpiadas, como o Mountain Bike, que teve o brasileiro Henrique Avancini nos Jogos Olímpicos de Tóquio como representante do país em 2021.

    Conheça as principais modalidades e suas características.

    O que é um esporte de aventura?

    De acordo com o artigo “Atividades na natureza e os benefícios observados pelos praticantes”, da Faculdade União de Goyazes, os esportes de aventura são aqueles com maior grau de risco físico, devido às condições em que são praticados.

    Conhecidos também como esportes radicais, essas práticas costumam ser realizadas em terrenos irregulares, altitudes elevadas ou alta velocidade, por exemplo.

    Segundo o artigo da Faculdade União de Goyazes, existem três tipos de esportes de aventura na natureza: terrestres, aquáticos e aéreos.

    Essas atividades costumam ser feitas ao ar livre, em contato com a natureza, com os equipamentos adequados e riscos calculados por profissionais e praticantes. Para isso, demandam preparo físico e mental para lidar com as adversidades.

    Os esportes de aventura também estão presentes no ecoturismo, modalidade turística que realiza atividades no meio ambiente com o objetivo de promover o contato com a natureza enquanto incentiva a preservação ambiental e cultural.

    Quando os esportes de aventura surgiram?

    Segundo artigo publicado na revista do CPAQV (Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida), o termo “esportes de aventura” surgiu entre o final de 1980 e início de 1990 para descrever esportes considerados “adultos”.

    A classificação se deve ao fato das práticas oferecerem maior grau de risco físico em relação a outros exercícios.

    Na época, as atividades eram praticadas por uma minoria, mas logo se destacaram pela oportunidade de aproximação com a natureza.

    Com isso, esportes de aventura na natureza como o rafting, o alpinismo e o mountain bike se popularizaram a nível global.

    Quais são os benefícios dos esportes de aventura?

    De acordo com o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a prática de exercícios pode promover qualidade de vida e bem-estar, auxiliando a ter uma vida mais saudável.

    Nas indicações para adultos sobre a prática de atividades físicas mais intensas, como o caso dos esportes de aventura, o Ministério da Saúde sugere como ideal uma rotina de 75 minutos de exercício por semana.

    Alguns benefícios desse hábito, citados pelo estudo “Atividades na natureza e os benefícios observados pelos praticantes”, são:

    • alívio do estresse;
    • fortalecimento dos músculos;
    • ajuda a trabalhar a concentração;
    • combate a doenças e aumento da longevidade;
    • melhora na coordenação motora e na flexibilidade.

    O artigo também apresentou uma pesquisa realizada com pessoas de faixa etária variada, entre 13 e 65 anos.

    Segundo os dados, o principal benefício apontado pelos praticantes foi a melhoria física e mental, com 18% das respostas.

    7 esportes de aventura na natureza

    Dentro das classificações principais indicadas pelo artigo da Faculdade União de Goyazes – aquática, terrestre e aérea – existem as modalidades esportivas, praticadas ao ar livre de acordo com uma dessas três condições.

    Saiba quais são os esportes de aventura na natureza definidos pelo artigo.

    Escalada

    Tipos de esportes de aventura na natureza
    Tipos de esportes de aventura na natureza / Imagem: pexels/riccardo

    A escalada consiste na subida por paredes rochosas, com o objetivo de atingir o topo. O terreno é irregular e pode apresentar variadas distâncias.

    Uma variação da escalada é o montanhismo ou alpinismo, que consiste na prática realizada especificamente em montanhas.

    Para praticar esse tipo de esporte de aventura, é necessário contar com equipamentos específicos, como cordas, mosquetões e capacete.

    No Brasil, é possível praticar essa atividade em locais como Capitólio (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Chapada Diamantina (BA).

    Canoagem

    Quais são os esportes de aventura na natureza?
    Quais são os esportes de aventura na natureza? / Imagem: Pexels/oladapo

    A canoagem é uma prática que se encaixa na categoria de esportes de aventura aquáticos. Ele é realizado com uma embarcação fechada, o caiaque, no qual o atleta fica sentado.

    Para movimentar a embarcação na água, o praticante utiliza um remo com duas pás. Esse tipo de esporte pode ser praticado em rios, represas, lagos e mares.

    Além das regiões litorâneas, outras opções de locais para praticar a canoagem são Chapada dos Guimarães (MT), Brotas (SP) e Itacaré (BA).

    Rapel

    Exemplos de esportes de aventura na natureza
    Exemplos de esportes de aventura na natureza / Imagem: Pexels/Riccardo Pitzalis

    Enquanto a escalada é uma técnica de subida, o rapel consiste na prática esportiva de descida das paredes rochosas. A atividade pode ser realizada em montanhas, cachoeiras e cânions, por exemplo.

    A prática pode ser inserida em outros esportes de aventura na natureza, como o canionismo, modalidade que explora cursos de água, transpondo obstáculos como corredeiras, poços e pedras.

    Em Brotas, cidade localizada a 248 km de São Paulo, é possível encontrar diversas opções de esportes radicais, incluindo o canionismo e o rapel.

    Outros destinos que oferecem essa prática são Bonito (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Chapada dos Veadeiros (GO).

    Rafting

    Esportes de aventura ao ar livre
    Esportes de aventura ao ar livre / Imagem: Pexels/hilmi işılak

    O rafting é um esporte que também se encaixa na categoria aquática e é feito na descida de corredeiras com botes infláveis. Essa é uma atividade realizada em grupo.

    Cada pessoa no bote recebe um remo e, com as orientações de um guia profissional, fazem o trajeto normalmente em alta velocidade.

    Os principais destinos que oferecem essa prática de aventura na natureza são Socorro (SP), Bonito (MS) e Foz do Iguaçu (PR).

    Bóia cross

    Prática de aventura na natureza
    Prática de aventura na natureza / Imagem: Pexels/Must Bee

    O bóia cross é uma derivação do rafting, que também pode ser feita em grupo, mas com apenas uma pessoa em cada bóia.

    Nesta atividade, o grupo segue junto pela descida da corredeira, com cada praticante preso a sua bóia, normalmente de barriga para baixo. Durante o trajeto, um pode ajudar o outro a desviar de obstáculos e evitar quedas na água, por exemplo.

    Brotas (SP), Bonito (MS) e Socorro (SP) são alguns destinos onde é possível encontrar esse esporte de aventura.

    Trekking

    Quais são os esportes de aventura na natureza?
    Quais são os esportes de aventura na natureza? / Imagem: Pexels/eric sanman

    O trekking é a caminhada por trilhas, normalmente em terrenos mais irregulares e com maiores distâncias. É possível encontrar obstáculos no trajeto, como rios e rochas.

    É possível realizar o trekking em diferentes localidades do Brasil, como Chapada Diamantina (BA), Florianópolis (SC) e Chapada dos Veadeiros (GO).

    Uma variação do trekking é o hikking, uma caminhada na natureza. De acordo com o estudoHiking: A Low-Cost, Accessible Intervention to Promote Health Benefits”, essa atividade pode ter efeitos imediatos e a longo prazo para a qualidade de vida.

    Segundo a pesquisa, alguns dos benefícios imediatos incluem:

    • restauração da concentração;
    • diminuição da pressão arterial;
    • redução dos níveis de estresse;
    • melhoria no funcionamento do sistema imunológico.

    Mountain bike

    Quais são os tipos de esporte de aventura?
    Quais são os tipos de esporte de aventura? / Imagem: Pexels/danny bor

    O mountain bike é uma modalidade do ciclismo, também conhecida pela sigla MTB, praticada em terrenos irregulares, como estradas de terras e trilhas.

    Na prática, o atleta utiliza uma bicicleta específica, com pneus e estrutura adequada para as condições da atividade.
    É possível encontrar diferentes categorias de esportes de aventura na natureza no mountain bike, como:

    • Mountain bike XCO: modalidade olímpica do MTB, com circuitos pré-definidos e obstáculos para os atletas;
    • Cross Country Maratona (XCM): categoria caracterizada por percursos com distâncias maiores por estradas de terra;
    • Downhill: prática de mountain bike que consiste na descida de trilhas ou pistas técnicas construídas especificamente para essa atividade.

    Confira outras dicas e notícias sobre esportes na CNN

    Tópicos

    Tópicos