
NRG vence Fnatic em jogo insano e é campeã do VALORANT Champions
Time americano foi a grande surpresa em Paris, vencendo o mundial de forma invicta
A NRG é campeã mundial de VALORANT. A equipe americana venceu a inglesa Fnatic por 3 a 2 neste domingo (5) para conquistar o troféu do Champions em Paris.
Essa não é só a primeira vez que a NRG levanta a taça mundial da competição, mas também foi sua primeira final de Champions.
Depois de abrir 2 a 0 com muita tranquilidade, a NRG teve problemas no terceiro mapa. Depois de abrir grande vantagem, a Fnatic finalmente entrou no jogo, levou pra prorrogação e venceu.
A equipe inglesa venceu o quatro mapa também, mas no quinto a NRG voltou ao protagonismo e garantiu a vitória por 3 a 2.
O jogo
O jogo começou no Corrode e em pouco tempo a pequena torcida da NRG presente da Accor Arena "calou" os fãs do Fnatic, que eram grande maioria. Isso porque a equipe americana dominou o mapa do início ao fim, sem dar chance para a Fnatic, vencendo por 13-3.
No Lotus, o domínio continuou. A NRG chegou a abrir 8-2 no placar. A Fnatic fez dois pontos em sequência e parecia ensaiar uma recuperação, mas a equipe americana não tomou conhecimento, reafirmou a superioridade e fechou o mapa em 13-6.
O roteiro se repetiu no Abyss, terceiro e último mapa. A NRG abriu 11-1 no placar e, assim como no mapa anterior, a Fnatic iniciou uma reação quando tudo já parecia perdido. Com cinco pontos seguidos, a equipe inglesa voltou para o jogo.
Depois de uma pausa técnica, a NRG finalmente conseguiu vencer o 12º round, mas a Fnatic não ia vender barato. A equipe inglesa venceu seis rounds seguidos, empatando em 12 a 12, levando o jogo para a prorrogação e a Accor Arena à loucura.
No overtime, a Fnatic continuou com a incrível recuperação, marcando o 13º ponto. A NRG empatou em seguida, mas o time inglês garantiu a vitória com 15-13.
O quarto mapa começou com a NRG na frente, abrindo 3-0. Mas dessa vez a Fnatic não deixou os adversários abrirem distância. Pelo contrário, empatou em 3-3 e virou, abrindo 6-3.
As equipes trocaram alguns rounds, até a Fnatic disparar na frente, abrindo 11-5. O mapa parecia se encaminhar para um final tranquilo, mas a NRG voltou para o jogo, chegando a encostar em 12-8. Mas a Fnatic conseguiu fechar em 13-8.
Com o jogo empatado em 2 a 2, a decisão foi no último mapa: Sunset. Depois de levar o empate, a NRG acordou de novo para o jogo e abriu 9-3.
Depois de dois mapas com a Fnatic ditando um ritmo frenético, a NRG voltou ao protagonismo e acalmou os ânimos, garantindo uma vitória tranquila como nos dois primeiros mapas, dessa vez por 13-5.
De azarão a campeão: a campanha invicta
O time americano foi o último a se classificar para o VALORANT Champions Paris. A classificação só veio em agosto, quando venceu a Cloud9 e garantiu a última vaga do VCT Americas.
A NRG chegou a Paris desacreditada, já que não tinha feito uma temporada tão boa em resultados como outras concorrentes, como a própria Fnatic, que chegou à final do Masters Toronto.
Mas a partir do momento que o Champions começou, o cenário mudou. Na fase de grupos venceu EDG e GRX, avançar para os playoffs com antecedência.
Nos playoffs, foram mais duas vitórias, sobre GX e MIBR para se garantir entre as quatro melhores equipes do mundo. Um aproveitamento já acima do esperado.
Na Accor Arena, a boa fase se transformou em título. A NRG venceu a Fnatic duas vezes, na final superior e, neste domingo (5), na grande final para garantir a campanha invicta e o troféu do Champions.
*Ana Cristina Schwambach viajou a convite do VALORANT


