Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Estádio do Morumbi é eleito melhor do Brasil por torcedores

    Casa do Tricolor Paulista superou estádios dos rivais em avaliação divulgada por site

    Estádio do Morumbi, do SPFC.
    Estádio do Morumbi, do SPFC. Reprodução / SPFC

    Mateus Pinheiroda Itatiaia

    São Paulo

    O estádio do Morumbi, do São Paulo, foi eleito melhor estádio do Brasil em 2023 em levantamento feito por site brasileiro. O estudo levantou avaliações dos torcedores que frequentaram o estádio por todo o país.

    O levantamento do site Torcedores.com levou em consideração as avaliações e o engajamento dos torcedores que frequentam as arquibancadas.

    A casa do São Paulo surpreendeu ao superar o Maracanã e liderar o ranking que levou em consideração todos os 19 campos de jogo principais utilizados pelos times na Série A do Campeonato Brasileiro.

    Metodologia

    Foram considerados apenas os principais estádios dos 20 times que disputam a primeira divisão no Brasil. Com isso, estádios de times de outras divisões e mais aqueles que recebem partidas ocasionais, como o Mané Garrincha, em Brasília, não foram contabilizados.

    O levantamento analisou as avaliações de usuários em três plataformas diferentes: Google, Foursquare e Tripadvisor. Foram atribuídos pesos diferentes a cada avaliação em site, de acordo com o número de avaliações, quanto maior o número de avaliações, maior o peso da nota final.

    Além disso, o ranking considerou a popularidade dos estádios nas redes sociais. Quanto maior a quantidade de posts no Instagram e no Tiktok com hashtags marcando o estádio, maior a sua pontuação.

    A pontuação final foi a soma dos pontos das avaliações com os pontos da popularidade nas redes sociais, com as avaliações tendo peso 8 e a popularidade tendo peso 2. A pontuação máxima possível é 5.

    A Arena MRV, a Serrinha e o estádio Nabi Abi Chedid, sem avaliações no Tripadvisor até a conclusão do levantamento, dia 13 de novembro, foram excluídos do resultado final.

    Redes sociais pesam a favor do Morumbi

    Na disputa entre Morumbi e Maracanã pelo posto de melhor estádio do Brasil em 2023, o desempenho da casa do São Paulo no Instagram e no Tiktok fez a diferença.

    A avaliação total do Morumbi nas redes sociais foi de 4,36, contra 3,08 do Maracanã, casa do Flamengo e do Fluminense no Campeonato Brasileiro. Explica tal diferença a presença maior do Morumbi no Instagram, com sua hashtag mais presente nas redes sociais do que a hashtag do estádio carioca.

    O resultado nas redes sociais reflete o engajamento das torcidas, com os estádios com as torcidas mais numerosas e ativas colocando os estádios em posição melhor.

    Completam o top-10 nas redes sociais Allianz Parque, São Januário, Neo Química Arena, Mineirão, Vila Belmiro, Arena MRV, Beira-Rio e Arena do Grêmio.

    Destaques nos sites de avaliação

    A Arena MRV, o estádio mais recente da Série A, aparece como o mais bem avaliado no Google Maps em 2023. A nova casa do Galo aparece à frente de Serrinha, Arena da Baixada, Nabi Abi Chedid e Mineirão, os cinco estádios com melhor pontuação no Google.

    Já no Foursquare, o Castelão, casa do Fortaleza, aparece em primeiro lugar. Morumbi, Couto Pereira, Fonte Nova e Maracanã completam o top-5 no famoso site de avaliações. O estádio cearense tem sido um dos pontos mais bem avaliados da capital do estado.

    Por fim, no Tripadvisor, o Maracanã é quem aparece no topo – nada mais natural, por ser além de estádio de futebol, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. O estádio é seguido por Castelão, Fonte Nova, Arena do Grêmio e Neo Química Arena.

    Os dez melhores estádios do país

    1. Morumbi – 4,51 pontos
    2. Maracanã – 4,35 pontos
    3. Mineirão – 4,02 pontos
    4. Arena da Baixada – 4 pontos
    5. Vila Belmiro – 3,91 pontos
    6. Neo Química Arena – 3,78 pontos
    7. São Januário – 3,77 pontos
    8. Castelão – 3,75 pontos
    9. Couto Pereira – 3,7 pontos
    10. Nilton Santos – 3,66 pontos

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

    versão original