Arnold Classic Brasil começa nesta sexta (24); saiba mais

Versão brasileira do consagrado Arnold Sports Festival, feira reúne diversas modalidades esportivas, incluindo o fisiculturismo; evento vai até domingo (26), no Expo Center Norte, zona norte de São Paulo

Rafael Villarroel, da CNN Brasil, São Paulo
Compartilhar matéria

O Arnold Classic South America, conhecido como Arnold Classic Brasil, começou nesta sexta-feira (24) no Expo Center Norte, na capital paulista, e reunirá diversas modalidades esportivas, incluindo o fisiculturismo, grande atração do evento, que neste ano terá nove categorias amadores e três profissionais, valendo vaga para o Mr.Olympia, o maior evento profissional da modalidade, que acontece anualmente em Las Vegas (EUA).

Além das mais variadas competições esportivas, o evento também conta com uma exposição de marcas do meio fitness através de estandes, bem como uma feira de negócios e o "Savaget Talks", espaço dedicado a debates com figuras do setor.

O Arnold Brasil é a versão nacional do consagrado Arnold Sports Festival, idealizado pelo ator, ex-atleta e ex-governador da Califórnia, Arnold Shwarzenegger, que ocorre anualmente em Columbus, Ohio (EUA).

No último Arnold Ohio, a brasileira Rayane Fogal conquistou o título da categoria Wellness, sendo o terceiro título consecutivo do Brasil na divisão do evento.

Na manhã desta sexta, os atletas amadores das categorias Women's Physique, Figure, Fitmodel, Bobybuilding e Especial subiram ao palco.

No sábado (25), a partir das 10h, é a vez dos amadores da Classic Physique e das atletas da Bikini.

Mais tarde, às 13h, acontecem as prévias - uma espécie de pré julgamento dos árbitros - dos atletas profissionais das categorias Open, Classic Physique, e Weelchair, dedicada à deficientes cadeirantes. Às 19h, os competidores voltam ao palco para as finais.

No domingo (26), última dia da feira, as atletas amadoras da Wellness e os Men's Physique entram em ação, também a partir das 10h.

Nessa edição, a Classic retorna ao evento após ficar de fora no último ano.

Em 2024, Fábio Junio levou a categoria entre os atletas profissionais.

A divisão remete à estética dos físicos na chamada "Golden Era" (Era dourada), dos anos 70 e 80, levando em conta a simetria, alta definição muscular e proporção corporal.

Diferente da Open, onde não há limite de peso, na Classic os concorrentes precisam respeitar um limite de peso, que é determinado de acordo com a altura de cada um.

"A primeira coisa que os árbitros analisam é se tem algum desequilíbrio claro no físico. Se não houver, nós começamos a olhar para o nível de muscularidade, nível de condicionamento, quanto de definição esse atleta tem. E aí a gente vê a apresentação e começa a comparar as poses", explicou Terrick El Guindy, um dos árbitros do Olympia, em entrevista à CNN Brasil.

A categoria tem o físico maior que na Men's Physique e menor que Open Bodybuilding e 212 (que tem limite de peso de 212 libras, ou 96 quilos).

View this post on Instagram

A post shared by MUSCLECONTEST INTERNATIONAL 🌐 (@musclecontestinternational)

Durante esta edição, oito "pro cards" serão dados aos vencedores das categorias amadoras (exceto a Especial) dando ao campeão (a) o título de profissional pela liga que regulamenta as competições (IFBB Pro).

Já os campeões profissionais disputam pontos que os levarão a sonhada vaga para o Mr.Olympia, a "Copa do Mundo" do fisiculturismo, que acontecerá este ano entre 24 e 27 de setembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Recentemente, a Federação Internacional de Fisiculturismo (IFBB Pro League) "endureceu" e alterou as regras de classificação para o Olympia nas categorias Classic Physique, Men's Physique, Bikini e Wellness.

Antes, bastava ser campeão de apenas um torneio para garantir a vaga, mas agora o atleta precisa vencer dois grandes eventos até agosto de 2026.

Ramon Dino, fenômeno brasileiro e atual campeão da Classic Physique do Olympia 2025 já está garantido na próxima edição, pois todos os vencedores têm elegibilidade eterna. Entretanto, caso passe mais de cinco anos desde o último título, é necessário a aprovação da Liga Profissional.

Além dos atletas brasileiros, o evento também terá a presença de influenciadores do meio, como Renato Cariani, o médico Paulo Muzy, Júlio Balestrin, Bitelo, Léo Stronda, Vivi Winkler, Gracyanne Barbosa, e etc.

Durante coletiva à jornalistas na abertura do evento, Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget Group, que organiza o evento, afirmou que a expectativa da organização para os próximos anos é de mais crescimento, destacando que o momento atual do Arnold Brasil é apenas o início, além de destacar a diversidade das mais variadas modalidades esportivas presentes no evento, indo desde o Powerlifting (levantamento de peso) até o Karatê.

"Eu não tenho pressa, eu sei aonde eu quero chegar", afirmou.

Segundo a organização, a expectativa é de que mais de 100 mil pessoas passem pelos pavilhões do Expo Center Norte ao longo dos três dias de evento.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais