Mr. Olympia: saiba quem são os brasileiros campeões do torneio
Brasil domina duas categorias do principal torneio de fisiculturismo do mundo
O Mr. Olympia, principal campeonato de fisiculturismo do mundo, será realizado entre os dias 10 e 13 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Ao longo dos 59 anos do torneio, somente seis atletas brasileiras conseguiram alcançar o topo do pódio.
Três delas foram na categoria Bikini. A primeira campeã da história do Mr. Olympia nascida no Brasil foi Nathalia Melo, em 2012. Angelica Teixeira levou o título duas vezes (2017 e 2018), e Elisa Pecini foi a vencedora em 2019. Com exceção da Nathalia, as outras duas atletas estarão novamente nos palcos do Mr. Olympia deste ano.
Na Women’s Physique, o Brasil teve duas representantes campeãs. Juliana Malacarne tem quatro títulos (2014 a 2017) do Olympia na Women’s Physique e é a maior vencedora brasileira da história. É também a atleta que mais vezes ficou no topo do pódio da categoria, que está no campeonato desde 2013. Nathalia Coelho conquistou o título em 2022.
Na categoria Wellness, que foi incorporada ao torneio em 2021, a paranaense de 38 anos Francielle Matos tem uma hegemonia e venceu as três edições existentes até aqui. Nenhum homem brasileiro conseguiu conquistar algum título do em toda a história da competição.
Todos brasileiros que venceram o Mr. Olympia:
- Nathalia Melo (2012) – Bikini
- Angelica Teixeira (2017 e 2018) – Bikini
- Elisa Pecini (2019) – Bikini
- Juliana Malacarne (2014, 20151 2016 e 2017) – Women’s Physique
- Franciele Mattos (2021, 2022 e 2023) – Wellness
- Natalia Coelho (2022) – Women’s Physique
Nathalia Melo
Primeira campeã brasileira do Mr. Olympia da história, Nathalia Melo venceu na categoria Bikini em 2012, aos 28 anos de idade. A conquista foi um marco para o esporte no país. A atleta é de São Bernardo do Campo, em São Paulo, morou até os 20 anos no Ceara, mas desistiu do curso de direito em 2004 para morar nos Estados Unidos, país em que vive até hoje.
Ela começou a competir no fisiculturismo em 2009. No ano seguinte estreou como profissional no Show of Champions, em Orlando, e foi campeã. Em 2011, participou do Olympia e ficou em 2º lugar. Ela revelou que, quando foi campeã do torneio, conciliava a rotina de treinos com outros três empregos.
Após se aposentar dos palcos, ela segue com um estilo de vida saudável e dá mentoria para pessoas que desejam emagrecer e posta dicas nas redes sociais. Nathalia disse que já atendeu mais de 5 mil mulheres. Ela tem dois filhos e exibe nas redes sociais o físico atual semelhante ao da época em que competia.
https://www.instagram.com/p/C85AdKrxyiC/
Juliana Malacarne
A maior campeã da categoria Women’s Physique do Mr. Olympia é brasileira. Juliana Malacarne nasceu em Americana, em São Paulo, e conquisto quatro títulos do Mr. Olympia: de 2014 a 2017. Ela começou a competir em 1999, inspirada pela norte-americana Monica Brand, que nasceu em 1970.
No começo da carreira, por conta da falta de investimentos, precisou conciliar a faculdade de educação física com o trabalho como personal trainer, o que acabou atrapalhando a carreira no fisiculturismo. Em 2007, ela decidiu morar nos Estados Unidos.
A fisiculturista demorou para se encontrar. Ela iniciou a trajetória no exterior na categoria Bodyfitness e perdeu todos os 15 campeonatos que disputou por estar com o físico maior e mais volumoso do que o necessário para a categoria.
Em 2011, foi criada a categoria Women’s Physique, desde então, a brasileira venceu nove dos dez torneios que disputou, inclusive as quatro edições de Mr. Olympia.
Natalia Coelho
Natalia Coelho nasceu em Nova Iorque, mas se mudou para o Brasil ainda bebê. Mas voltou para os Estados Unidos aos 14 anos de idade. Ela tem dupla nacionalidade, foi campeã do Mr. Olympia na categoria Women’s Physique em 2022 e participou do torneio nove vezes na carreira.
Ela gosta de musculação desde criança. Aos seis anos de idade, fazia aulas de balé, mas já gostava de ir para os pesos da academia. Aos 13 anos de idade, começou a praticar musculação e estudar sobre o universo do fisiculturismo, mas a carreira no esporte começou realmente quando se mudou para os Estados Unidos.
Ela tem três diplomas que conquistou enquanto morava no país: nutrição esportiva, ciência do esporte e do exercício e cinesiologia, além de pós-graduação em saúde intestinal.
https://www.instagram.com/p/CqthMaXuMIw/?hl=pt-br
Angelica Teixeira
Um dos maiores nomes da categoria Bikini voltou aos palcos em março após quatro anos. Angélica Teixeira, de 38 anos de idade, ficou fora das competições para ser mãe e teve duas filhas durante o período.
Em 2024, ficou em 4º lugar no Arnold Classic Ohio. A brasileira foi bicampeã do Mr. Olympia (2017 e 2018), bicampeã do Arnold Classic Ohio (2017 e 2018), bicampeã do Arnold Australia e venceu 13 títulos IFBB Pro.
Isa Pecini (Bikini)
Campeã do Mr. Olympia em 2019 e 5º lugar do torneio em 2023, Elisa Pecini, natural de Campinas, São Paulo, também aparece entre as favoritas na categoria. A brasileira de 27 anos de idade foi campeã do Arnold Classic Ohio em 2020.
Isa teve anorexia durante a adolescência e chegou a pesar 37 quilos e ser internada em uma clínica psiquiátrica por um mês.
Francielle Mattos
Francielle Mattos, também chamada de “Ferrari Humana” é o principal nome da categoria Wellness no mundo. Além de atual campeã do Arnold Classic Ohio, a fisiculturista é a atual tricampeã do Olympia.
A categoria está presente no torneio somente desde 2021, desde então, a brasileira venceu todas as edições. A paranaense de 38 anos ganhou o apelido de “Ferrari Humana” e está entre as favoritas ao título. Vale destacar que as brasileiras costumam ir bem na categoria Welness.