
Brasileiros participam do NFL Flag Championships em torneio com oito países
Competição juvenil reúne equipes sub-14 no icônico palco de Canton, Ohio, nos Estados Unidos

A National Football League confirmou que o NFL Flag Championships volta a ser disputado em Canton, Ohio, nos Estados Unidos, neste ano. O principal torneio juvenil de flag football do mundo acontece entre os dias 17 e 20 de julho e reúne oito equipes internacionais, além de cerca de 300 times norte-americanos, entre masculino e feminino.
O flag football é um dos esportes que mais crescem no mundo. São mais de 20 milhões de praticantes em mais de 100 países. O NFL Flag, programa oficial da liga para a modalidade, está presente em 15 mercados internacionais e em diversos estados dos EUA, incluindo o Brasil. Pela primeira vez, uma equipe sub-14 brasileira disputará o campeonato. Os jovens representantes são de São José dos Campos, em São Paulo.
Além do Brasil, competem times da Austrália, Canadá, China, Alemanha, Reino Unido, México e Porto Rico. A fase de grupos define os classificados para o mata-mata, que começa nas quartas de final e segue com semifinais e a grande decisão. Como novidade, os vencedores da divisão internacional enfrentarão o campeão da divisão B dos Estados Unidos no domingo, 20 de julho, último dia da competição.
“Estamos muito animados em receber oito países, um aumento em relação aos seis de 2024, na divisão internacional do NFL Flag Championships, em Canton, neste verão", afirmou Stephanie Kwok, vice-presidente de Flag Football da NFL. “Expandir a programação para receber uma competição entre vários países, incluindo um confronto com uma equipe dos Estados Unidos, oferece caminhos inspiradores para jovens atletas do mundo todo, especialmente enquanto nos preparamos para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Estamos ansiosos para ver o talento em campo”, completou.
Os torneios nacionais sub-12 promovidos pela NFL seguem acontecendo nos próximos meses em países que já contam com o programa NFL Flag.
A inclusão do flag football nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, liderada pela Federação Internacional de Futebol Americano (Ifaf) com apoio da NFL, reforça o ritmo acelerado de crescimento da modalidade. É a versão mais acessível e inclusiva do futebol americano, com mulheres e meninas impulsionando boa parte desse avanço.
Lendas do Hall da Fama do Futebol Americano Profissional e embaixadores globais do flag football também marcarão presença no evento, que tem apresentação da Toyota e busca dar ainda mais visibilidade ao esporte.