Atlético-MG é mais rival para o cruzeirense do que o Cruzeiro para o atleticano
‘O Maior Raio-X do Torcedor’ mostra que alvinegros começam a mirar clubes de outros estados
Uma das maiores rivalidades estaduais do futebol brasileiro tem uma leve diferença de percepção entre os dois lados quando se trata do maior rival. E isso é “culpa” do Flamengo. É o que mostra “O Maior Raio-X do Torcedor” sobre a relação entre os fãs de Atlético Mineiro e Cruzeiro.
Para 93% dos cruzeirenses entrevistados pela Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest, o Galo é o maior rival do seu clube. Do outro lado, 87% dos atleticanos apontaram o Cruzeiro.
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa, responsável pelo trabalho, o histórico de rivalidade do Galo com o Flamengo provocou esse resultado.
“Essa diferença na percepção de rivalidade entre atleticanos e cruzeirenses, com certeza, é fruto do histórico de disputas polêmicas entre Atlético e Flamengo, que nas últimas décadas elevou a rivalidade dos atleticanos com os cariocas. Mas o Cruzeiro continua sendo o mais importante rival para os atleticanos”, afirma Nunes.
Galo vs Flamengo
O levantamento mostra que 8% dos atleticanos apontaram o Flamengo como o maior rival do Galo. A diferença de percepção de rivalidade entre as duas maiores torcidas de Minas Gerais é de seis pontos percentuais.
Nascida no final da década de 1970, a rivalidade entre Atlético e Flamengo já dura mais de quatro décadas e se acirrou nos últimos anos, com as duas equipes disputando diretamente as principais competições nacionais. Em 2020, o time carioca foi campeão brasileiro com o Galo ficando na terceira posição, com apenas três pontos a menos.
No ano seguinte, a situação se inverteu, pois o Atlético ganhou a Série A e teve o Flamengo como vice. E os alvinegros ainda comemoraram a Copa do Brasil. No ano passado, o Galo superou o Rubro-Negro nos pênaltis na Supercopa do Brasil.
Ainda em 2022, o time da Gávea eliminou os atleticanos nas oitavas de final da Copa do Brasil. Este cenário, com certeza, fez com que o atleticano mudasse o foco da sua rivalidade, mirando o rubro-negro carioca e o alviverde paulista.
Metodologia
A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.