Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Botafogo anuncia saída do técnico português Luís Castro

    Clube carioca informou a decisão do português de deixar o Glorioso

    Luís Castro deixa o Botafogo após colocar o time na liderança do Brasileiro
    Luís Castro deixa o Botafogo após colocar o time na liderança do Brasileiro Vitor Silva/Botafogo

    Da CNN

    O português Luís Castro não é mais o técnico do Botafogo. O clube informou no fim da tarde desta sexta-feira (30) a saída do treinador, que aceitou a proposta do Al-Nassr, da Arábia Saudita, clube onde joga Cristiano Ronaldo.

    “O Botafogo foi comunicado nesta sexta-feira (30) pelo técnico Luís Castro sobre a sua decisão de aceitar proposta de um clube do exterior, o que encerra a atuação no comando técnico da equipe. Também deixam o Clube os auxiliares Vitor Severino e João Brandão; o preparador físico Roberto de Oliveira; o preparador de goleiros Daniel Correia; e o analista de desempenho Nuno Baptista. O Clube agradece aos profissionais pelo serviços prestados e deseja sucesso nos futuros desafios”, diz o clube carioca em nota.

    Nesta quinta (29), logo após o empate em 1 a 1 com o Magallanes-CHI, pela Copa Sul-Americana, Luís Castro afirmou em entrevista coletiva que teria uma reunião com John Textor, dono do Botafogo, para discutir a proposta do Al-Nassr.

    O português já havia comunicado ao norte-americano sobre o interesse dos sauditas antes mesmo da vitória botafoguense sobre o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, no último domingo (25). Os dois voltaram a conversar nesta sexta, depois que o Al-Nassr fez uma proposta formal ao técnico.

    Luís Castro foi escolhido para ser o primeiro técnico do Botafogo após a compra da SAF por John Textor, que pagou uma multa rescisória ao Al Duhail, do Qatar, para contratar o treinador em 2022.

    O Alvinegro ficou cerca de dois meses sem técnico, comandado interinamente por Lúcio Flávio, ex-meia e atual técnico do sub-23, durante a disputa do Campeonato Carioca do ano passado.

    O português foi apresentado e assumiu o Botafogo em abril de 2022. No primeiro ano da SAF, o Alvinegro chegou na última rodada do Brasileirão com chances de classificação para a Copa Libertadores, mas o time acabou o Nacional na 11ª posição.

    Em 2023, o Botafogo foi mal no Estadual — momento de maior pressão sob o técnico —, mas se recuperou e, hoje, lidera a Série A do Campeonato Brasileiro.

    No Al-Nassr, além de dirigir o compatriota Cristiano Ronaldo – um dos responsáveis por sua contratação –. Luís Castro será o comandante de outros jogadores renomados no futebol. Goleiro da Seleção Colombiana, David Ospina também soma passagens por grandes clubes da Europa, como o Napoli-ITA e Arsenal-ING.

    Do meio para frente, o técnico terá outras “peças de segurança”. Ex-Bahia, o meia brasileiro Anderson Talisca é um dos destaques do clube há algumas temporadas. Além de Ospina e Talisca, o argentino Pity Martínez, campeão da Copa Libertadores pelo River Plate-ARG em 2018, e o marroquino Hakim Ziyech, campeão da Champions League e mundial pelo Chelsea-ING, também integram o plantel saudita.