CNN Esportes

Em tarde de Diego Costa, Botafogo atropela Bahia e pode aumentar vantagem na liderança

Atacante marcou seus dois primeiros gols pelo Alvinegro

Matheus Dantas, da Itatiaia, Luccas Oliveira, da CNN
Diego Costa comemora um dos gols que marcou pelo Botafogo contra o Bahia
Diego Costa comemora um dos gols que marcou pelo Botafogo contra o Bahia  • Vítor Silva/Botafogo
Compartilhar matéria

Depois de dois empates consecutivos, o Botafogo reencontrou o caminho das vitórias neste domingo (27), contra o Bahia, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O triunfo por 3 a 0 contou com ótima participação do centroavante Diego Costa, que marcou seus dois primeiros gols com a camisa do clube. Luís Henrique fechou o placar e fez a festa da torcida que lotou o Nilton Santos.

Agora, o Botafogo torce por bom resultado do Vasco contra o Palmeiras, no Allianz Parque, às 18h30, para aumentar ainda mais a vantagem de 11 pontos na liderança do Brasileirão.

Já o Bahia torce pelo contrário: em caso de vitória do Vasco, o Tricolor estaria ainda mais próximo de entrar na zona de rebaixamento.

O triunfo manteve o Glorioso com 100% de aproveitamento em casa, alcançando os 51 pontos na tabela. O Bahia, por sua vez, segue com 21 pontos.

Próximos jogos

O Botafogo volta a campo na quarta-feira (30). Após o empate em 1 a 1 no Nilton Santos, o Glorioso visita o Defensa y Justicia-ARG, em Buenos Aires, por uma vaga na semifinal da Copa Sul-Americana.

Pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Alvinegro volta a atuar no sábado, dia 2 de setembro, e recebe o Flamengo no Nilton Santos. O Bahia encara o Vasco, no domingo (3), na Arena Fonte Nova.

Como foi o jogo

A bola mal rolou no Nilton Santos e o Botafogo abriu o placar. A jogada foi construída por Eduardo e Victor Sá, que deixou o atacante cara a cara com Marcos Felipe com um passe de primeira. A finalização do camisa 19 ainda desviou no goleiro do Bahia antes de ir para a rede, aos três minutos.

A vantagem no placar não garantiu o controle de jogo ao time de Bruno Lage. Aproveitando os espaços no meio de campo alvinegro, o Bahia chegou com perigo e finalizou mais do que os mandantes na primeira etapa. Foram 10 chutes antes do intervalo, contra quatro do Botafogo.

A melhor chance foi aos 18, em lançamento de Ratão para Ademir, que ganhou na velocidade de Cuesta e Hugo, ficando frente a frente com Lucas Perri. O goleiro salvou o Botafogo e evitou o empate.

Ataque e contra-ataque

Cauly, Ratão e Mingotti também tiveram boas oportunidades, mas o Bahia não tirou o zero do placar.

Por outro lado, o Botafogo passou a ter o contra-ataque à disposição, mas errou na tomada decisão. Em uma das poucas vezes que conseguiu concluir, Segovinha, por pouco, não marcou seu primeiro gol.

Aos 28, o camisa 10 foi lançado por Gabriel Pires e tabelou com Diego Costa. Ao invadir a área, tirou a marcação de dois defensores e chutou forte. Foi a grande defesa de Marcos Felipe antes do intervalo.

Segundo tempo

Botafogo e Bahia voltaram do vestiário sem mudanças e o cenário se repetiu. Iniciando em alta intensidade, Gabriel Pires aproveitou o erro na saída de bola rival para cruzar na medida para Diego Costa. Aos seis minutos, o camisa 19 cabeceou para ampliar a vantagem, encaminhando a vitória.

O gol no início fez com que os técnicos Renato Paiva e Bruno Lage fizessem logo substituições. O Bahia buscou uma reação com Vitor Jacaré e Biel. A resposta do Botafogo veio com as entradas de Janderson - no lugar do ovacionado Diego Costa -, Luis Henrique e do estreante Mateo Ponte.

Luis Henrique completa a festa!

A partir do 2 a 0, a partida ficou à feição do Botafogo, que esteve sempre mais perto de marcar o terceiro do que sofrer o primeiro do Bahia. Aos 23, Janderson teve a chance de ampliar após passe de Eduardo, mas acertou a trave de Marcos Felipe. Os espaços continuaram aparecendo para o Glorioso.

Aos 30, foi a vez de Hugo deixar Luis Henrique em condições de marcar em passe que cruzou toda a intermediária. O atacante, com tranquilidade, driblou o goleiro do Bahia em completou a festa: 3 a 0!

Com Lucas Perri defendendo os chutes de Gilberto e Everaldo nos últimos minutos, o jogo se encaminhou para o fim com gritos de "olé" e "seremos campeões" nas arquibancadas alvinegras.

Botafogo 3 x 0 Bahia

Botafogo: Lucas Perri; JP (Mateo Ponte), Adryelson, Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Gabriel Pires (Danilo Barbosa) e Eduardo; Victor Sá (Luis Henrique), Segovinha (Diego Hernández) e Diego Costa (Janderson). Técnico: Bruno Lage.

Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Candido; Rezende, Thaciano (Yago Felipe) e Cauly (Léo Cittadini); Ademir (Everaldo), Rafael Ratão (Biel) e Mingotti (Vitr Jacaré)- Técnico: Renato Paiva.

Gols: Diego Costa (3'/1ºT e 6'/2ºT) e Luis Henrique (30'/2ºT), do Botafogo

Cartão amarelo: Diego Costa e Janderson (BOT); Mingotti, Cauly e Yago Felipe (BAH)

Renda e público: 35.556 pagantes / 39.610 presentes / R$ 1.322.700,00

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)

Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa/SP)

Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro

Data e hora: 27 de agosto de 2023, às 16h (de Brasília)

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Este conteúdo ainda não está disponível. Volte em breve para ver a tabela completa

 

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais