Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Flamengo tem quatro vezes mais torcedores que os rivais do Rio de Janeiro juntos

    Corinthians também mostra grande supremacia estadual, apesar da força de Palmeiras e São Paulo

    Alexandre Simõesda Itatiaia

    Líderes com folga da preferência do torcedor brasileiro segundo a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest, Flamengo e Corinthians têm supremacias significativas em seus respectivos estados, mostra “O Maior Raio-X do Torcedor”.

    A situação mais impressionante envolve o Flamengo, no Rio de Janeiro. Primeiro colocado com 24% dos torcedores brasileiros acima de 16 anos, o rubro-negro carioca tem quatro vezes mais torcida que a somatória de Vasco (4%), Botafogo (1%) e Fluminense (1%), pois os três juntos somam 6 pontos percentuais.

    O Corinthians vive uma situação confortável em São Paulo, com o dobro de torcedores em relação ao segundo colocado no estado, que é o Palmeiras (18% a 9%), mas não tem uma supremacia tão marcante como a dos flamenguistas.

    Isso porque o São Paulo tem a quarta torcida do Brasil, com 8%, e o Santos também integra o Top 10, na oitava posição, com 3%.

    Maiores torcidas do Brasil, segundo a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest
    Maiores torcidas do Brasil, segundo a Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest / Arte da CNN Brasil

    Era vitoriosa influencia

    No Rio de Janeiro, apenas o Vasco, além do próprio Flamengo, integra a lista das dez maiores torcidas do Brasil, com 4%. Botafogo e Fluminense, com 1%, cada, que em outras épocas já estiveram neste grupo, perderam espaço nas últimas décadas para mineiros, gaúchos e os nordestinos Bahia e Sport.

    Metodologia

    A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

    Top 12 maiores torcidas do Brasil

    • Flamengo – 24%
    • Corinthians – 18%
    • Palmeiras – 9%
    • São Paulo – 8%
    • Atlético Mineiro e Cruzeiro – 5%
    • Vasco – 4%
    • Grêmio e Santos – 3%
    • Bahia, Internacional e Sport – 2%

    Tópicos