Jeffinho marca em reestreia, e Botafogo vence o Madureira pelo Carioca
Em ritmo lento e com novidades em campo, Alvinegro conta com reestreia decisiva de Jeffinho e atuação importante de Gaito Fernández no Estádio Nilton Santos
O Botafogo estreou no Campeonato Carioca com vitória sobre o Madureira, nesta quarta (17), no Estádio Nilton Santos, por 1 a 0. O triunfo na primeira partida de 2024 teve Jeffinho como principal destaque.
Em sua reestreia pelo Glorioso, o camisa 47 marcou o único gol da partida e mostrou entrosamento com Tiquinho Soares e Eduardo.
A vitória também teve papel decisivo de Gatito Fernández, que fez grandes defesas nas raras oportunidades do Madureira. O camisa 1 foi titular enquanto John, reforço contratado para substituir Lucas Perri, não foi regularizado a tempo de estrear nesta quarta (17).
Pela segunda rodada da Taça Guanabara, Botafogo e Madureira voltam a campo no próximo sábado (20). Às 15h45, o Tricolor Suburbano recebe o Audax no Conselheiro Galvão. Às 16h, o Glorioso enfrenta o Bangu no Nilton Santos.
As novidades de Tiago Nunes
O Botafogo entrou em campo com novidades. Lucas Halter e Alexander Barboza formaram a defesa com Danilo Barbosa, que atuou como o homem mais à direita da linha de três zagueiros – uma das mudanças em relação ao fim de 2023, quando atuou entre Cuesta e Adryelson.
O terceiro reforço que esteve em campo desde o início foi Jeffinho, reestreando pelo Alvinegro. O camisa 47 formou uma dupla de ataque com Tiquinho Soares, caindo pelos dois lados do campo. O que também surpreendeu foi a presença de Victor Sá como ala direito, e não Tchê Tchê.
Jeffinho marca em reestreia
Como esperado, o Botafogo impôs seu ritmo de jogo e teve o domínio das ações ofensivas desde o apito final. Mostrando boa sintonia com Tiquinho Soares e Eduardo, Jeffinho foi o principal responsável pelas chances de perigo. O gol saiu após duas boas oportunidades e, justamente, com a participação do trio.
O primeiro do Glorioso na temporada foi do nosso garoto! Jeffinho neles! 🔥⚽️ #VamosBOTAFOGO
🎥 @CanalGOATBR pic.twitter.com/77trm5jjFz
— Botafogo F.R. (@Botafogo) January 17, 2024
Hugo foi lançado por Tiquinho e só precisou rolar para Jeffinho aparecer, já dentro da pequena área, e empurrar para a rede: 1 a 0 aos 38 minutos. Antes, o próprio camisa 37, Tiquinho, Eduardo e Tchê Tchê já haviam finalizado contra o gol de Mota.
Gatito Fernández vai bem
É verdade que o Madureira teve dificuldades na criação e pouco ameaçou a meta do Botafogo ao longo dos 90 minutos. Nas raras oportunidades, o Tricolor parou em Gatito Fernández. A melhor defesa do paraguaio foi aos 24 minutos da primeira etapa, em falta cobrada com categoria por Evandro.
Ritmo mais lento e substituições
A volta do intervalo apresentou um Botafogo em ritmo mais lento. O Madureira, que ensaiou uma postura mais agressiva, logo parou em suas próprias limitações.
Tiago Nunes, por sua vez, começou a mexer na equipe a partir dos 15 minutos. Júnior Santos, Janderson, Newton e Segovinha substituíram Victor Sá, Tiquinho Soares, Marlon Freitas e Jeffinho.
Daniel Neri também fez todas substituições possíveis, mas o Madureira seguiu com as mesmas dificuldades. A única oportunidade na etapa final aconteceu aos 32 minutos, após cruzamento de Evandro, pelo lado esquerda. A zaga do Botafogo bateu cabeça e Rodrigão, três vezes, teve a chance de empatar. A primeira finalização foi no travessão, e as outras duas encontraram Gatito Fernández.
Vitória e vaias direcionadas
Sem mais gols, o Botafogo garantiu a vitória na estreia do Carioca. Foi a primeira em seis jogos com Tiago Nunes, que assumiu a equipe em meio à queda na reta final do Brasileirão, que terminou com 11 jogos consecutivos sem vitória. Neste contexto, os alvinegros que foram ao Nilton Santos vaiaram dois jogadores, em particular: Marlon Freitas e Marçal.
Botafogo 1 x 0 Madureira
Botafogo
Gatito Fernández; Danilo Barbosa, Lucas Halter e Alexander Barboza; Victor Sá (Júnior Santos), Tchê Tchê, Marlon Freitas (Newton), Eduardo e Hugo (Marçal); Jeffinho (Segovinha) e Tiquinho Soares (Janderson) – Técnico Tiago Nunes.
Madureira
Mota. Almir Sotá, Marcão, Arthur e Evandro; Matheus Lira, Arthur Santos (Fábio Matos), Patrick Vieira (Rodrigão) e Pablo Pardal (Wagninho); Hugo Borges (Vinícius Bala) e Arthur Martins (Antônio Carlos) – Técnico: Daniel Neri
Gol
Jeffinho (38’/1ºT), do Botafogo