CNN Esportes

Campeonato Mineiro: veja o que está em jogo na última rodada

Atlético-MG e Cruzeiro ainda não garantiram vaga no mata-mata

Alecsander Heinrick, da Itatiaia
Troféu do Campeonato Mineiro
Troféu do Campeonato Mineiro  • Foto: Cris Matos/ FMF
Compartilhar matéria

O Campeonato Mineiro 2026 chega à sua rodada final da primeira fase sem nenhuma definição, seja na parte de cima, dos classificados, ou na de baixo, dos rebaixados. A Itatiaia te mostra o que está em jogo neste sábado (14).

Por ser a rodada final, todos os jogos acontecerão às 19h (de Brasília). São eles:

Entram em campo na zona de classificação: Cruzeiro (Grupo A), América (Grupo B), URT (Grupo C) e North (melhor segundo colocado). Atual hexacampeão, o Atlético-MG corre risco de não se classificar, assim como a Raposa.

Na outra ponta da tabela, iniciam a rodada rebaixados Betim e Athletic. No entanto, tudo isso pode mudar.

Vale lembrar que, caso os times terminem empatados em pontos, os primeiros critérios de desempate são, na ordem: vitórias, saldo de gols e gols marcados.

Quem avançará em primeiro?

Oito times podem terminar como líderes de um dos grupos. Nos Grupo A e B, são três com possibilidade, no C são dois. Veja o cenário para cada um:

Grupo A

  • URT (11 pontos, 3 vitórias e 1 de saldo): atual líder, o time de Patos de Minas só precisa vencer o Cruzeiro para garantir a posição. Caso contrário, terá que torcer por tropeços de Atlético e Uberlândia
  • Atlético-MG (11 pontos, 2 vitórias e 3 de saldo): para avançar em primeiro, o Galo precisa vencer o Itabirito e torcer contra a URT. Caso empate, o time de Patos precisa perder e o Uberlândia não pode vencer
  • Uberlândia (9 pontos, 2 vitórias e -2 de saldo): com o cenário mais difícil, o Verdão precisa vencer o Pouso Alegre e torcer pela derrota da URT e, no máximo, um empate do Atlético

Grupo B

  • América-MG (12 pontos, 3 vitórias e 3 de saldo): líder do grupo, o Coelho só precisa vencer o North no Independência para garantir a posição. Caso contrário, terá que torcer contra Tombense e Pouso Alegre
  • Tombense (11 pontos, 3 vitórias e 3 de saldo): o time de Tombos precisa vencer o Athletic e torcer por um tropeço do América. A liderança pode vir com um empate, mas, para isso, o Coelho precisa perder e o Pouso Alegre não pode vencer
  • Pouso Alegre (10 pontos, 3 vitórias e -2 de saldo): o Dragão precisa vencer o Uberlândia e contar com tropeços de Tombense e América para avançar como líder

Grupo C

  • Cruzeiro (12 pontos, 4 vitórias e 6 de saldo): líder, o time celeste só depende dele. Basta vencer a URT para se classificar em primeiro. Caso contrário, terá que torcer para o North não vencer
  • North (11 pontos, 3 vitórias e 4 de saldo): atual melhor segundo colocado, o time de Montes Claros quer garantir a vaga como líder vai precisa bater o América no Independência, além de torcer por um tropeço do Cruzeiro

Melhor segundo colocado

Cenário mais complexo para a última rodada, o melhor segundo colocado certamente será o classificado que mais vai variar a cada gol.

North e Tombense são os mais próximos dessa vaga. Empatados em pontos e número de vitórias, eles têm um gol de diferença no saldo, ou seja, cada bola na rede (a favor ou contra), fará diferença.

Caso empatem nos três primeiros critérios, o seguinte é o confronto direto, e nessa o North leva a melhor, pois venceu o Tombense por 1 a 0.

Atual segundo colocado do Grupo A, o Atlético precisa, além de vencer, torcer pelo tropeço dos dois citados para garantir essa a classificação, caso não consiga terminar como líder.

Fato é que todos os oito times com chance de liderança ao fim da rodada também tem possibilidades de terminar como segundo melhor colocado. Cada gol e resultado mudará o dono da vaga, e os cenários são múltiplos.

Rebaixamento

Os rebaixados do Campeonato Mineiro 2026 serão os dois piores últimos colocados, ou seja, um time pode terminar em último em seu grupo e se manter na elite, contanto que os outros lanternas tenham campanha pior.

No momento, Betim (B) e Athletic (C), com seis pontos cada, são os rebaixados. No entanto, ainda lutam contra essa possibilidade o Itabirito (C) e o Democrata-GV (A), com sete cada.

Betim e Democrata se enfrentam, ou seja, um deles será salvo. Já o Athletic precisará vencer o Tombense e torcer contra o Itabirito. O Gato do Mato é o único que entra em campo sem ser o lanterna de seu grupo.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
ItatiaiaVer original 
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais