
Paulistão 2026: o que está em jogo na última rodada do campeonato?
Oito partidas simultâneas decidem, neste domingo (15), classificados, confrontos e rebaixamento

O Campeonato Paulista 2026 chega à última rodada da primeira fase, neste domingo (15). Oito partidas simultâneas, às 20h30 (de Brasília), vão definir os classificados para as quartas de final e os rebaixados à Série A2.
Segundo o regulamento da competição, que sofreu diversas mudanças para esta temporada, os oito mais bem colocados da tabela avançam às quartas de final — a serem disputadas em jogo único — enquanto os dois piores times caem de divisão.
A Itatiaia detalha abaixo o atual cenário de tudo que ainda está em disputa, jogo a jogo, na 8ª rodada do Paulistão 2026.
São Bernardo x Corinthians
O Corinthians depende apenas de uma vitória sobre o São Bernardo para confirmar a classificação às quartas de final. Um tropeço ainda mantém a equipe, mas dependendo de resultados da rodada.
Já o Bernô, 12º colocado com 8 pontos, ainda tem chances de classificação, mas precisa vencer o Timão e contar com tropeços de São Paulo, Capivariano, Santos e Mirassol — algo bastante improvável.
Botafogo-SP x Capivariano
Entre as oito partidas da rodada, uma delas pode ser "subestimada", mas merece atenção: Botafogo-SP e Capivariano fazem um mata-mata por vaga nas quartas.
Quem vencer, avança de fase. Por estar no G8, o Bota pode se classificar até com um empate — mas dependeria de outros resultados.
Palmeiras x Guarani
Já classificado, o Palmeiras entra em campo brigando pela liderança geral, o que garantiria o mando de campo até a final. Precisa vencer e torcer contra o Novorizontino.
Enfrenta o Guarani, sexto colocado, que com uma vitória simples se garante nas quartas. Um tropeço faria o Bugre precisar secar os rivais.
Mirassol x Portuguesa
Depois de poupar titulares em vários jogos, o Leão chega à última rodada precisando de combinação de resultados para avançar. Precisa vencer a Lusa e torcer por tropeços de pelo menos três equipes.
Já a Portuguesa quer terminar entre os quatro melhores e garantir o mando de campo nas próximas fases.
Ponte Preta x São Paulo
Já rebaixada, a Ponte entra na última rodada apenas para cumprir tabela — o único objetivo, talvez, seja terminar a competição com ao menos uma vitória.
Por outro lado, o São Paulo está dentro do G8, com 10 pontos na oitava colocação, mas precisa vencer para garantir a classificação. Um tropeço pode ser fatal para o Tricolor, já que dependeria de outros resultados na rodada.
Red Bull Bragantino x Novorizontino
Bragantino e Novorizontino entram em campo disputando o topo da tabela do Paulistão.
Caso vença, o Massa Bruta pode assumir a vice-liderança, dependendo apenas de um tropeço do Palmeiras. Já o Aurinegro é o líder com 16 pontos, e depende apenas de si para ter a vantagem do mando até a final.
Santos x Velo Clube
O Santos entra em campo na Vila Belmiro em uma espécie de final. Com Neymar disponível, o Peixe precisa vencer o Velo e torcer por tropeços de pelo menos duas equipes que estão dentro do G8. Se não vencer, está fora da competição.
Já o Velo está dentro da zona de rebaixamento, com 5 pontos, e precisa apenas de uma vitória simples. Noroeste e Primavera, primeiros acima do Z2, se enfrentam, ou seja, algum deles irá tropeçar (ou ambos).
Primavera x Noroeste
Outro mata-mata dentro da primeira fase será entre Primavera e Noroeste. A situação é simples: quem vencer, escapa do rebaixamento.
O empate é dos donos da casa, que estão a frente pelo número de vitórias — ambos possuem 7 pontos, na 13ª e 14ª colocação — nesse caso, o Norusca precisará secar o Velo Clube para ficar na elite.
Regulamento do mata-mata do Paulistão
Nas próximas fases, o Campeonato Paulista será disputado da mesma forma que nas últimas temporadas. Oito equipes disputam as quartas de final, em jogo único, com mando de campo dos quatro mais bem colocados da fase inicial.
O chaveamento é da seguinte forma: 1º colocado x 8º colocado; 2º colocado x 7º colocado; 3º colocado x 6º colocado; 4º colocado x 5º colocado.
As semifinais também serão disputadas em jogo único, enquanto a final tem dois jogos. Não há prorrogação nos mata-matas, ou seja, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.



