“Catar é um erro”, diz ex-presidente da Fifa sobre realização da Copa no país
Segundo Sepp Blatter, Mundial é “grande demais” para ser realizado “num país muito pequeno”
Sepp Blatter, ex-presidente da Fifa em 2010, quando o Catar recebeu os direitos de sediar a Copa do Mundo de 2022, disse ao jornal suíço Tages Anzeiger que “o Catar é um erro”, acrescentando que “a escolha foi ruim”.
A decisão do Catar foi marcada por controvérsias, incluindo alegações de corrupção e violações de direitos humanos, desde que foi anunciada pela primeira vez.
Blatter, que liderou a Fifa por 17 anos, também foi envolvido em acusações de corrupção durante seu mandato. Ele foi inocentado de fraude por um tribunal suíço em junho. Os promotores recorreram da decisão.
“É um país muito pequeno. O futebol e a Copa do Mundo são grandes demais para isso”, disse Blatter sobre o Catar, o primeiro país do Oriente Médio a sediar o torneio.
Ele disse que a Fifa, em 2012, alterou os critérios usados para selecionar os países-sede devido a preocupações com as condições de trabalho nos canteiros de obras relacionados ao torneio no Catar.
“Desde então, as considerações sociais e os direitos humanos são levados em conta”, disse.
Blatter disse que assistirá ao torneio, que começa em menos de duas semanas, de sua casa em Zurique.
Jogos do Brasil
Os torcedores brasileiros que estão ansiosos para a estreia da Seleção Canarinha terão de esperar alguns dias depois da abertura, em 20 de novembro. O primeiro jogo do Brasil será no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, às 16h (horário de Brasília).
O Brasil está no Grupo G, com Camarões, Sérvia e Suíça. Se avançar para as oitavas de final, enfrentará um dos dois primeiros colocados do Grupo H, que tem Portugal, Uruguai, Gana e Coreia do Sul.
Veja os dias e horários de jogos do Brasil na fase de grupos:
- Brasil x Sérvia – quinta-feira, 24 de novembro – 16h (horário de Brasília)
- Brasil x Suíça – segunda-feira, 28 de novembro – 10h (horário de Brasília)
- Brasil x Camarões – sexta-feira, 2 de dezembro – 16h (horário de Brasília)