CNN Esportes

CEO da LFU diz que Corinthians lidera arrecadação de TV após aderir à liga

Em entrevista ao CNN Esportes S/A, Gabriel Lima relatou que a mudança de bloco garantiu ao time maior receita televisiva no país

Manuella Dal Mas, da CNN
Compartilhar matéria

A adesão do Corinthians ao bloco da Liga Forte União (LFU) após deixar a Libra resultou em uma mudança histórica na arrecadação de direitos de TV no futebol brasileiro.

Gabriel Lima, CEO da LFU, contou ao CNN Esportes S/A deste domingo (5) que o clube terá uma arrecadação maior até mesmo que a do Flamengo.

"O Corinthians fez uma opção também por aderir ao nosso bloco e fazer uma venda conjunta dos seus direitos junto com o nosso grupo de clubes, o que transformou o Corinthians no clube que mais vai arrecadar em direitos televisivos no Brasil", explicou Lima.

O CEO detalhou que a estrutura da LFU permitiu esse avanço. O modelo do bloco inclui um aporte bilionário de investidores e uma governança profissional que otimiza as negociações.

A consequência da decisão é a liderança do Corinthians no ranking de receitas televisivas nacionais.

A primeira vez que o Corinthians vai arrecadar mais do que o Flamengo com direitos de TV no Brasil.
Gabriel Lima, CEO da Liga Forte União (LFU)

A explicação é que a união da LFU conseguiu destravar mais valor de mercado para os clubes.

"Hoje, os 80 ou 90% dos direitos de TV que cada clube ficou, representa mais do que os 100% que eles tinham antes da entrada dos investidores," ressaltou o executivo.

Mudança de bloco

O processo de adesão do Corinthians foi semelhante ao de outros clubes que deixaram a Libra.

Na época, Lima estava no Cruzeiro e conseguiu acompanhar o processo de transição.

Esses eram clubes que originalmente estavam na Libra (...) e que em algum momento não concordavam com o rumo que estava sendo tomado ali dentro da Libra. A gente (Cruzeiro e demais times) se aproximou da Liga Forte, (...) a gente assinou e eu diria que a turma não poderia estar mais feliz com o resultado.
Gabriel Lima, CEO da Liga Forte União (LFU)

Além do Corinthians, a LFU conta com outros clubes de grande torcida no seu bloco, como Vasco, Botafogo e Fluminense, além de grandes clubes de outros estados como Cruzeiro, Coritiba e Atlético Paranaense.

De olho na estratégia

A estratégia da LFU e do Corinthians se baseia no princípio de que um bolo maior de receitas beneficia a todos, conforme o CEO descreveu.

Em comparação, ele citou a liga americana e a sua efetividade.

"São as ligas mais socialistas do mundo que dividem melhor os seus recursos. Isso não é à toa. É porque isso melhora o produto, porque isso aumenta o bolo, porque isso dá mais dinheiro para todo mundo", comentou.

Para Lima, a lógica é simples.

A gente tem que olhar como um produto. Produto melhor significa clubes mais fortes, significa mais receita para todos os clubes. E isso vai gerar mais receita para todo mundo. Não é só para os clubes menores, o Flamengo e o Corinthians vão ganhar mais nesse processo.
Gabriel Lima, CEO da Liga Forte União (LFU)

CNN Esportes S/A

Com Gabriel Lima, CEO da Liga Forte União (LFU), o CNN Esportes S/A chega à 111ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.

 

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais