
Conheça o Universidad Central, adversário do Corinthians na Libertadores
Equipe venezuelana disputará a competição pela primeira vez na história

O Corinthians estreia na Libertadores 2025 nesta quarta-feira (19), fora de casa, contra o Universidad Central, da Venezuela. O confronto é válido pela segunda fase da competição.
O primeiro duelo acontece em Caracas, na Venezuela, às 21h30 (de Brasília). O jogo de volta será no dia 26 na Neo Química Arena, em São Paulo.
Disputando a Libertadores pela primeira vez na história, o Universidad Central é uma das equipes mais tradicionais da Venezuela. Fundado em 1950, o time comandado por Daniel Sasso já conquistou três campeonatos venezuelanos. Os dois primeiros em 1951 e 1953, quando o futebol no país ainda era amador.
O último título de relevância foi em 1957, quando a competição nacional havia sido profissionalizada. Desde então, a equipe vive um jejum de 67 anos sem levantar um troféu de expressão.
Em 2024, a equipe terminou o Apertura na liderança, com 25 pontos, mas terminou em terceiro lugar no quadrangular final, ficando sem chances de brigar pelo título. No Clasura, o time venezuelano terminou na nona posição e não conseguiu avançar para a próxima fase.
No tota, foram 38 jogos disputados, com 16 vitórias, 15 empates e 7 derrotas. O destaque da equipe foi Juan Zapata, artilheiro do Campeonato Venezuelano com 16 gols, ao lado de Tomás Rodríguez, do Monagas.
O Universidad Central manda seus jogos no Estádio Olímpico de la UCV, em Caracas, com capacidade para quase 25 mil pessoas.
Veja os confrontos da segunda fase da Libertadores 2025
- C1: Deportes Iquique x Independiente Santa Fe
- C2: The Strongest x Bahia
- C3: Monagas x Cerro Porteño
- C4: El Nacional x Barcelona
- C5: Universidad Central x Corinthians
- C6: Tolima x Melgar
- C7: Boston River x Ñublense
- C8: Alianza Lima x Boca Juniors
*Os times da direita jogam a partida de volta em casa