CNN Esportes

Portuguesa aciona CBF após polêmica com arbitragem na Copa do Brasil

Clube paulista foi eliminado pelo Paysandu na última terça-feira (17), após derrota por 3 a 2 no Canindé

Julia Machado, da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A Portuguesa se manifestou nesta quarta-feira (18) após polêmicas com a arbitragem no confronto contra o Paysandu, pela quarta fase da Copa do Brasil. A equipe paulista foi eliminada após derrota por 3 a 2, no Canindé, na última terça-feira (17).

Segundo o clube, foi enviada uma representação à comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em protesto contra a atuação da equipe responsável pela partida.

A Portuguesa questiona a validação dos dois primeiros gols do Paysandu no segundo tempo, alegando toque de mão nas jogadas, além da expulsão direta do zagueiro Eduardo Biazus, considerada equivocada pelo clube.

No ofício, a SAF também critica a ausência do árbitro de vídeo (VAR) nesta fase da Copa do Brasil e solicita a implementação da tecnologia nas etapas iniciais da Série D do Campeonato Brasileiro.

O clube alega ter sido prejudicado por uma “sequência de erros inaceitáveis”, que resultaram na eliminação na competição.

Lances questionados

O primeiro gol do Paysandu contestado pela Portuguesa foi marcado aos 10 minutos do segundo tempo. O lance questionado envolve um suposto toque de braço de Marcinho, ao dominar uma bola aérea levantada por Kleiton. Na sequência, o camisa 10 cruzou para Pedro Henrique, que finalizou com força para balançar as redes.

No momento do domínio, um jogador da Lusa que estava próximo levantou o braço imediatamente, sinalizando ao árbitro uma possível irregularidade.

O segundo gol sob contestação saiu aos 47 minutos. Após cobrança de escanteio, Ítalo recebeu de cabeça e completou de leve para o fundo das redes, garantindo o empate no Canindé. Novamente, jogadores da Portuguesa reclamaram de toque de mão, enquanto os atletas do Paysandu comemoraram o gol.

Já a expulsão de Eduardo Biazus ocorreu aos 22 minutos do segundo tempo, após falta dura em Castro.

Leia a nota na íntegra

"A Portuguesa SAF informa que encaminhou nesta quarta-feira (18) uma representação à comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol protestando contra a atuação da equipe de arbitragem no confronto contra o Paysandu, realizado na noite da última terça-feira (17), pela quarta fase da Copa do Brasil.

Em pauta os dois primeiros gols da equipe paraense, validados de maneira equivocada pela arbitragem (ambos com nítido toque de mão durante a jogada, em infração elencada na Regra de n.°12 da IFAB) , além da expulsão direta, também de forma errônea, do zagueiro Eduardo Biazus.

Além disso, o ofício encaminhado à entidade máxima do futebol brasileiro questiona a não utilização do VAR neste estágio da Copa do Brasil e solicita o uso da ferramenta nas fases iniciais da Série D do Campeonato Brasileiro.

A Portuguesa SAF reforça a sua confiança nas instituições do futebol brasileiro, bem como na profissionalização da arbitragem, pautada pela atual Gestão da CBF, mas, vítima de uma sequência de erros inaceitáveis, se vê obrigada a manifestar seu descontentamento diante do enorme prejuízo causado pela eliminação na competição."

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais