Itália é a primeira campeã na história a ficar fora de três Copas seguidas

Seleção atinge feito negativo inédito após perder para a Bósnia nos pênaltis nesta terça-feira (31)

Daniel Costa, da Itatiaia
Compartilhar matéria

A geração italiana parece viver uma crise sem fim. Nesta terça-feira (31), a Itália foi derrotada nos pênaltis pela Bósnia e Herzegovina, pela repescagem europeia da Copa do Mundo, e ficará fora do Mundial pela terceira vez consecutiva.

O novo vexame faz a seleção italiana atingir uma marca negativa na história do futebol: nunca outra equipe campeã do mundo havia ficado fora de três edições consecutivas do torneio.

A última vez que a Itália esteve em um Mundial foi em 2014, no Brasil. Nas edições seguintes, na Rússia e no Catar, a Azzurra não conseguiu se classificar.

Em 2026, a tetracampeã do mundo mais uma vez não estará presente. A equipe comandada por Gennaro Gattuso precisou disputar a repescagem após terminar na segunda posição do Grupo I, com 18 pontos. A líder Noruega somou 24.

Na semifinal da repescagem, a Itália deu esperança ao seu torcedor após vencer a Irlanda do Norte por 2 a 0. Porém, os italianos sucumbiram após empate em 1 a 1 com a Bósnia no tempo normal e derrota nos pênaltis por 4 a 1.

Itália na Copa do Mundo

Tetracampeã mundial, a Itália conquistou a Copa do Mundo em 1934, 1938, 1982 e 2006. Ao lado da Alemanha, a Azzurra é a segunda seleção com mais títulos mundiais, atrás apenas do Brasil, com seis taças.

Em 2006, ano do último título, a Itália derrotou a França nos pênaltis por 5 a 3, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.

Já em 2014, quando participou pela última vez do Mundial, a Azzurra caiu ainda na fase de grupos, ao terminar na terceira colocação, atrás de Inglaterra e Uruguai.

Itatiaia
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais