CNN Esportes

Corinthians: aliados de Augusto Melo sofrem nova derrota na Justiça

Processo de impeachment do presidente afastado segue normalmente

Raul Moura, da CNN
Augusto Melo, presidente do Corinthians
Augusto Melo, presidente do Corinthians  • Ricardo Moreira/Getty Images
Compartilhar matéria

Nesta terça-feira (10), Augusto Melo e seus aliados tiveram mais uma derrota na Justiça.

Na última sexta (6), os conselheiros Mario Mello, Ronaldo Tomé, Maria Ocampos e Peterson Ruan entraram em ação conjunta contra Corinthians, Osmar Stábile e Romeu Tuma Jr. em busca de devolver o mandatário à presidência do clube do Parque São Jorge.

A juíza Juliana Maria Maccari Gonçalves negou o pedido de tutela de urgência feita pelos conselheiros do Timão, que tinha como objetivo oficializar o suposto afastamento de Romeu Tuma Júnior da presidência do Conselho Deliberativo, confirmar a entrada de Maria Ângela de Souza Ocampos como interina no órgão e recolocar Augusto Melo como presidente do Timão.

"No mais, para a concessão da tutela provisória de presença dos dois requisitos elencados no art. 300 do Código de sejam, a probabilidade do direito (“fumus boni iuris”) e o perigo de resultado útil do processo (“periculum in mora”). E, no caso em apreço, não estão presentes tais requisitos”, diz trecho da decisão obtida pela CNN.

A juíza entendeu que não há provas suficientes de que a suspensão tenha respeitado o estatuto do clube, e que a 1ª secretária, Maria Ângela de Sousa Ocampos, pudesse assumir o cargo de forma legítima.

Além disso, a decisão destacou que a validade dos atos praticados por Romeu Tuma já foi reconhecida judicialmente em outro processo, o que torna precipitada qualquer alteração sem ouvir as partes e a produção de provas.

Com isso, o pedido de urgência foi indeferido e o processo seguirá para nova fase, com prazo para manifestação dos réus - Corinthians, Osmar Stabile e Romeu Tuma Jr. - em até 15 dias.

Sendo assim, Augusto Melo segue afastado da presidência do Corinthians e o processo do impeachment continua normalmente. Vale lembrar que a assemebleia geral dos associados está marcada para o dia 9 de agosto.

Entenda a polêmica

No último sábado (31), Augusto Melo disse estar de volta à presidência do clube paulista, após aliada se autoproclamar mandatária do Conselho Deliberativo e anular processo de impeachment comandado por Romeu Tuma Jr.

Por meio de uma manobra política, Maria Angela de Souza Ocampos alegou ter assumido a presidência do CD no lugar de Tuma e que todas as decisões posteriores ao afastamento de Melo deveriam ser anuladas.

Romeu Tuma, por sua vez, questionou a decisão. Em contato com a CNN Brasil, ele afirma que Augusto Melo está tentando dar um golpe no Corinthians.

"Tentativa de Golpe institucional perpetrado por um ex-Presidente afastado por um processo legítimo que tramitou dentro das regras estatutárias e convalidado pela Justiça. Lamento profundamente que até hoje, o ex-presidente que já foi indiciado pela Polícia por diversos crimes, dentre os quais ter furtado o Corinthians, consiga junto com alguns seguidores aloprados, continuar a manchar a história centenária e democrática do SCCP. Golpistas não passarão!!!", disse.

Apesar de Augusto Melo se autoproclamar presidente mesmo após o afastamento, Osmar Stabile é o presidente em exercício do clube do Parque São Jorge.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais