CNN Esportes

Em noite de Lucas e Rato, São Paulo domina Corinthians e está na final da Copa do Brasil

Diante de mais de 60 mil pessoas no Morumbi, Tricolor reverteu desvantagem ainda no primeiro tempo

Luccas Oliveira, da CNN, Mateus Pinheiro, da Itatiaia
Lucas Moura comemora o segundo gol que marcou desde que voltou ao São Paulo
Lucas Moura comemora o segundo gol que marcou desde que voltou ao São Paulo  • Miguel Schincariol/Getty Images
Compartilhar matéria

O São Paulo precisou de 32 minutos para reverter a vantagem do rival Corinthians e se garantir na final da Copa do Brasil, título inédito na galeria do clube, contra o Flamengo. O Tricolor venceu o Majestoso por 2 a 0, nesta quarta-feira (16).

Depois de perder o jogo de ida por 2 a 1, na Neo Química Arena, o São Paulo precisava ganhar por dois gols de diferença para se classificar no tempo normal. E abafou o rival logo nos primeiros minutos de partida.

O Morumbi pulsava com mais de 62 mil pessoas quando, aos 13 minutos do primeiro tempo, Wellington Rato aproveitou reposição errada de Cássio, clareou o lance e encheu o pé para marcar um golaço.

Aos 32', Lucas Moura, um dos reforços de peso contratados pelo São Paulo após o jogo de ida, fez bela tabela com o próprio Rato, cabeceou na trave e, no rebote, derrapou com bola e tudo para dentro do gol. 2 a 0, o placar que o Tricolor precisava.

Desnorteado, o Corinthians quase levou o terceiro em belíssima jogada individual de Lucas, que enfileirou a defesa do Corinthians, mas parou em grande defesa do goleiro Cássio.

Classificado para a final, o São Paulo vai encarar o Flamengo. As partidas da decisão serão nos dias 17 e 24 de setembro — haverá sorteio dos mandos.

Como foi o jogo

A partida começou como era de se esperar, com blitz inicial do São Paulo para cima do Corinthians. Apoiado por mais de 60 mil vozes, o Tricolor empurrou as linhas do Timão para trás e tentou jogadas pela beirada e chutes de longe para abrir o placar.

A primeira chance real veio dos pés de Lucas, que driblou Fábio Santos dentro da área e rolou para Calleri chegar finalizando travado.

A pressão funcionou. No lance seguinte, aos 12 minutos, Cássio rifou bola de maneira equivocada, Wellington Rato teve espaço pelo meio, abriu para a esquerda e finalizou no ângulo do goleiro. 1 a 0.

O Corinthians demorou a se entender em campo, deixou a bola nos pés do Tricolor, até que, em uma escapada aos 20, o gol de empate quase saiu. Escanteio cobrado na cabeça de Murillo, que testou com força, bola ao lado da trave de Rafael.

Momento do Tricolor

Não satisfeito com o gol que abriu o placar no Morumbi, o São Paulo até permitiu ao Corinthians mais posse de bola, mas se manteve em cima da saída de bola, forçando o erro do Timão.

Com 32 minutos, a bola rodou em frente à área do Timão, os atacantes conseguiram confundir a defesa, e após bola aberta na área, Rato escorou de cabeça e Lucas chegou no segundo pau para marcar o 2 a 0, o primeiro dele contra o Corinthians na carreira.

O próprio Lucas teve chance clara de ampliar o placar aos 35 e matar de vez o confronto. O camisa 7 tabelou, saiu cara a cara com Cássio, mas finalizou na perna do goleiro, que salvou o terceiro.

Chances para matar

O São Paulo voltou ao segundo tempo e não se limitou em esperar o Corinthians. Apesar de permitir mais posse ao rival, criou as chances reais da partida.

Primeiro, aos oito, Rodrigo Nestor recebeu bola rolada para trás e finalizou com muita força, por cima do gol corinthiano. Aos 12, em contra-ataque, Calleri disputou com Murillo, ganhou e tentou chutar de letra, no peito de Cássio. Quase o terceiro.

O Corinthians tentou a reviravolta, e melhorou com a entrada do jovem Wesley, cria do Terrão. Aos 28, o jovem rabiscou pela esquerda, tentou passe, Bidu aproveitou sobra e achou Maycon na área, que finalizou para fora.

No lance seguinte, Wesley trouxe para a perna esquerda e finalizou com força, perto da trave do goleiro Rafael.

Rojas, aos 35, aprontou uma que ele gosta. O camisa 10 bateu de longe, com força, na direção do ângulo, e Rafael foi buscar. Bola desviada para escanteio.

Próximos compromissos

O São Paulo tem que mudar o foco e olhar para o Campeonato Brasileiro. Neste sábado (19), às 16h (de Brasília), o Tricolor recebe o líder Botafogo pela 20ª rodada do Brasileirão.

Já o Corinthians também vira a chave para o Brasileiro. O time de Vanderlei Luxemburgo viaja a Minas e encara o Cruzeiro, às 21h (de Brasília), deste sábado (19).

São Paulo 2 x 0 Corinthians

São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo, Welington; Pablo Maia, Alisson (Gabi Neves, 27min 2ºT), Welington Rato (Juan, 33min 2ºT), Rodrigo Nestor (Michel Araújo, 33min 2ºT); Lucas e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.

Corinthians: Cássio; Bruno Méndez (Fagner, 1min 2ºT), Gil, Murillo, Fábio Santos (Matheus Bidu, 17min 2ºT); Fausto Vera (Matías Rojas, 1min 2ºT), Maycon, Ruan Oliveira (Giuliano, 17min 2ºT), Renato Augusto, Adson (Wesley, 18min 2ºT); Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Gols: Wellington Rato (12min 1ºT) e Lucas Moura (32min 1ºT), do São Paulo.

Cartão amarelo: Murillo (22min 2ºT), do Corinthians.

Motivo: volta da semifinal da Copa do Brasil.

Data e horário: 16 de agosto de 2023, quarta-feira, às 19h30 (de Brasília).

Local: Morumbi, em São Paulo.

Público: 62.093 torcedores.

Renda: R$ 8.500.325,00.

Árbitro: Raphael Claus-SP.

Assistentes: Bruno Boschilia-SP e Rodrigo Correa-RJ.

VAR: Igor Junio Benevenuto-MG.

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais