CNN Esportes

Entre lesão, crime e RJ: Depay não marca há três meses pelo Corinthians

Jogador não faz gol nem cede assistência desde julho, porém marcou pela seleção da Holanda

Jairo Nascimento, da CNN Brasil, São Paulo
Depay atuou por 15 minutos em partida do Corinthians contra o CAP  • João Heim / Zimel Press
Compartilhar matéria

Nos últimos três meses, porém, a vida do atleta tem sido intensa entre polêmica, azar, lesão, um crime e o papel fundamental na seleção holandesa.

Entenda acontecimentos marcantes na vida do jogador que poderá atuar pelo Corinthians no próximo domingo, às 16h, na Neo Química Arena em partida contra o Grêmio.

Jejum brasileiro

Depay não sabe o que é fazer um gol com a camisa do Corinthians desde a vitória sobre o Palmeiras por 1 a 0, nas oitavas da Copa do Brasil. São nove partidas sem chegar ao gol efetivamente.

Além disso, o atacante não participou de nenhuma assistência, incluindo sua participação até os jogos mais recentes, o último confronto foi o 1 a 0 sobre o Vitória, no Barradão.

Há também um empecilho entre Depay e o gol: ele está recuperando o ritmo em campo após o tratamento de uma lesão e edema na coxa direita que o tirou de combate por sete jogos.

Memphis Depay em ação no clássico entre Corinthians e Pameiras • Miguel Schincariol/Getty Images
Memphis Depay em ação no clássico entre Corinthians e Pameiras • Miguel Schincariol/Getty Images

“Mentiras e campanhas”

Em setembro, o atacante Memphis Depay publicou uma mensagem dura nas redes sociais na qual afirma ser alvo de “mentiras” e de campanhas destinadas a prejudicar sua imagem e a relação com os torcedores do Corinthians. Em tom de desabafo, o jogador prometeu que em breve dará esclarecimentos públicos sobre o que classifica como acusações infundadas.

“Muitas mentiras foram espalhadas e a campanha contra o meu nome continua... Pra quê? Tentando virar as pessoas contra mim? Tentando criar atrito entre os torcedores e eu? Tentando criar uma má imagem?”, escreveu Depay, em trecho reproduzido na íntegra por sua conta.

O holandês direcionou sua mensagem a quem, segundo ele, o envolveu em questões políticas e a profissionais da imprensa.

“Vou dizer isto a vocês. Vai chegar um momento em que vou falar sobre algumas coisas e esse momento será em breve. Estou falando diretamente com as pessoas que me envolveram em assuntos políticos e com pessoas que trabalham em meios de comunicação e não conseguem tirar meu nome da boca cheia de mentiras!”

O camisa 10 do Corinthians afirmou ainda que construiu sua trajetória por manter-se fiel ao que considera justo e por confiar em uma proteção espiritual.

O crime

Memphis foi vítima de um crime que lhe trouxe problemas pessoais e atraso para apresentação à seleção na última data Fifa.

O jogador do Corinthians deveria ter embarcado no dia 6 de outubro, mas disse que o documento foi roubado no Brasil. Ele tentou viajar e foi impedido. Um dia depois, ele conseguiu viajar. “O jogador anunciou que seu passaporte foi roubado, o que o impediu de embarcar em seu voo …Ele está fazendo todo o possível para viajar para a Holanda o mais rápido possível. Portanto, espera-se que ele possa se juntar à equipe em breve", afirmou a Seleção.

Megaoperação, Depay no Rio e Oruam

O atacante Memphis Depay não participou do treino do Corinthians nesta terça-feira (28). Ele estava no Rio de Janeiro e solicitou à diretoria do clube a liberação para pousar um helicóptero em um dos gramados do centro de treinamentos, o que havia sido autorizado na segunda (27). A previsão era de pouso às 12h30, mas o retorno foi inviabilizado devido às condições locais e por conta de restrições na cidade causadas pela megaoperação das forças de segurança nos Complexos do Alemão e Penha. Na quarta, Depay voltou para São Paulo e treinou normalmente com o elenco

O rapper Oruam, de 24 anos, recebeu uma mensagem de apoio do jogador do Corinthians Memphis Depay após se manifestar sobre a megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro na terça-feira (28). Nas redes sociais, Oruam publicou um print de uma conversa com o atacante, em que Depay escreveu: “Stay strong in these stressful times. The kids and new generation you can safe them” (“Fique forte nesses tempos difíceis. As crianças e a nova geração, você pode salvá-las”).

Memphis Depay manda mensagem para Oruam após operação no RJ; leia • Reprodução
Memphis Depay manda mensagem para Oruam após operação no RJ; leia • Reprodução

Mais cedo, o rapper havia feito publicações criticando a operação da Polícia Civil. “Minha alma sangra quando a favela também tem família, se tirar o fuzil da mão existe o ser humano”, escreveu.

Enquanto isso, nos Países Baixos…

Memphis fez seu papel na seleção holandesa. Seu último gol foi na vitória por 4 a 0 sobre a Finlândia nas Eliminatórias Européias da Copa do Mundo. A seleção da Holanda está próxima a uma classificação para o Mundial em 2026. Ele também havia anotado nos jogos contra Malta e Lituânia.

Depay, de 31 anos, quebrou o recorde de Robin van Persie ao marcar dois gols na vitória por 3 a 2 fora de casa contra a Lituânia, na última partida da Holanda pelas Eliminatórias do Grupo G, chegando a 52 gols pela seleção.

Memphis Depay marcou de pênalti contra a Finlândia nas Eliminatórias da Copa • Reprodução/Instagram/OnsOranje
Memphis Depay marcou de pênalti contra a Finlândia nas Eliminatórias da Copa • Reprodução/Instagram/OnsOranje
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais