Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Saiba como o Corinthians pode ir à Copa do Brasil de 2025

    Timão está eliminado do Campeonato Paulista ainda na primeira fase

    Corinthians está eliminado do Campeonato Paulista ainda na primeira fase
    Corinthians está eliminado do Campeonato Paulista ainda na primeira fase Rebeca Reis/Ag. Paulistão

    Da CNN

    A eliminação ainda na primeira fase do Campeonato Paulista não custou ao Corinthians apenas o fim do sonho do título estadual, que não conquista desde 2019. Custou ainda a garantia de estar na Copa do Brasil de 2025.

    O Paulistão oferece cinco vagas à competição nacional — quatro aos semifinalistas e uma ao melhor eliminado nas quartas de final.

    A Federação Paulista de Futebol (FPF) tem direito a uma sexta vaga, a qual é oferecida via Copa Paulista — o campeão do torneio estadual escolhe entre a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D do ano seguinte, com o vice ficando com a vaga que sobrar. Se o Timão quiser, pode participar da disputa.

    Há outros caminhos mais simples: vencer a própria Copa do Brasil ou a Copa Sul-Americana deste ano.

    Os melhores do Brasileirão também vão direto à terceira fase da Copa do Brasil — o número varia de seis a nove. Se os campeões de Libertadores e/ou Copa do Brasil e/ou Sul-Americana estiverem entre os melhores, a vaga fica com a equipe imediatamente abaixo na tabela, podendo ir no máximo até o nono lugar.

    A mesma lógica se aplica às vagas via Campeonato Paulista. Se os times melhores colocados forem conquistando passagem à Copa do Brasil por outros caminhos (Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão, Série B ou Copa Paulista), é possível que times eliminados ainda na primeira fase do Paulistão herdem uma vaga.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas