Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Tite é o novo técnico do Flamengo; veja o anúncio do clube

    Treinador estava livre no mercado desde que deixou a Seleção Brasileira, após a Copa do Mundo de 2022

    Da CNN

    O Flamengo anunciou, nesta segunda-feira (9), a contratação de Tite como novo técnico da equipe. O contrato vai até o final de 2024. O Rubro-Negro estava sem treinador desde a saída de Jorge Sampaoli, no fim de setembro.

    Ele assume os treinos do clube carioca a partir desta terça (10), e será acompanhado pelos auxiliares Matheus Bachi, Cléber Xavier e César Sampaio, além do preparador físico Fábio Mahseredjian e do analista de desempenho Lucas Oliveira.

    Desde que deixou à Seleção Brasileira, em 2022, Tite priorizou ofertas de clubes da Europa. Sem chegar a um acordo, o treinador abriu margem para ouvir clubes brasileiros interessados em seu trabalho.

    O treinador chegou a ter conversas com o Corinthians. Inclusive contou com o auxílio de um intermediário para repassar o interesse à diretoria alvinegra: Fábio Mahseridjian, preparador físico e homem de confiança do treinador. As negociações, no entanto, não avançaram.

    Tite na Seleção Brasileira

    Tite defendeu a Seleção Brasileira de 2016 a 2022. Assumiu a Amarelinha ainda nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2018 e disputou dois Mundiais, o da Rússia, em que foi eliminado nas quartas de final contra a Bélgica, e do Catar, em 2022, quando foi eliminado também nas quartas, mas contra a Croácia.

    No comando do treinador, em 2022, a Seleção Brasileira teve a melhor campanha da história das Eliminatórias Sul-Americanas desde que a disputa assumiu o formato de pontos corridos (edição que definiu os classificados para o Mundial de 1998).

    Tite em clubes

    O primeiro título da carreira do treinador foi em 1993, a segunda divisão do Campeonato Gaúcho com o Veranópolis. Em 2000, conquistou a elite do estadual com o Caxias.

    Assumiu o Grêmio em 2001 e venceu Campeonato Gaúcho e a Copa do Brasil. Em 2008, pelo Internacional, levantou as taças da Copa Sul-Americana daquele ano e da Copa Suruga e do Gauchão no ano seguinte.

    No Corinthians, foram três passagens. A primeira foi em 2004, em um momento bastante delicado, já que o clube brigava para não ser rebaixado. O treinador assumiu a equipe no final de maio na 17ª colocação, com apenas sete pontos, e encerrou o ano em 5º lugar.

    A segunda passagem foi histórica. Assumiu em outubro de 2010 e conquistou o Brasileirão no ano seguinte. Em 2012, consagrou-se ídolo. Conquistou a tão desejada Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes da Fifa com uma vitória contra o Chelsea-ING na grande final.

    Ainda conquistou o Paulistão e a Recopa em 2013 antes de deixar o clube, em novembro daquele ano, para um ano sabático. Tite voltou ao Timão em 2015 e conquistou mais um Campeonato Brasileiro. Em junho de 2016, o treinador deixa o clube para assumir a Seleção Brasileira.

    Tite também teve passagens por Atlético-MG (2005), Palmeiras (2006) e por clubes dos Emirados Árabes: Al Ain (2007) e Al Wahda (2010).

    (Publicado por Beatriz Consolin)


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos