Cruzeiro estreia na Sul-Americana na altitude de Quito em meio à final do Mineiro
Clube celeste aguarda marcação da data de estreia no torneio; entenda imbróglio no calendário
- 1 de 7
LDU venceu o Fortaleza na final da Sul-Americana 2023 em Punta del Este • Marcelo Endelli/Getty Images
- 2 de 7
Independiente del Valle bateu o São Paulo e foi campeão da Sul-Americana 2022 • Franklin Jacome/Agencia Press South/Getty Images
- 3 de 7
Em Montevidéu, Athletico-PR venceu a final brasileira contra o Red Bull Bragantino na Sul-Americana de 2021 • Buda Mendes/Getty Images
-
- 4 de 7
Defensa y Justicia venceu a final da Copa Sul-Americana de 2020 contra o Lanús • Nicolás Aguilera - Pool/Getty Images
- 5 de 7
Independiente del Valle venceu a Sul-Americana pela primeira vez em 2019. A final foi contra o Colón • Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
- 6 de 7
Athletico-PR foi campeão da Sul-Americana pela primeira vez em 2018 ao vencer o Junior Barranquilla • Gabriel Aponte/Getty Images
-
- 7 de 7
Independiente venceu o Flamengo na final da Copa Sul-Americana 2017 em pleno Maracanã • Buda Mendes/Getty Images
Em meio aos jogos da final do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro visitará a Universidad Católica, em Quito, pelo confronto de estreia na Copa Sul-Americana. A capital do Equador fica a 2.850m acima do nível do mar, o que costuma complicar a vida de times brasileiros, especialmente para os goleiros.
Diante do Atlético-MG, o Cruzeiro deve entrar em campo pelo primeiro jogo da final do Mineiro no dia 30 deste mês, um sábado, na Arena MRV, em Belo Horizonte. A volta deve ocorrer no dia 6 de abril, também no sábado, no Mineirão.
Após o primeiro jogo da final do Estadual, o time celeste vai estrear na Sul-Americana entre os dias 2 e 4 de abril. O jogo será realizado no Olímpico Atahualpa, um dos principais palcos do país.
Apesar da indefinição da data e do horário da estreia na Sul-Americana, o Cruzeiro aguarda a marcação da Conmebol. Se a entidade continental declarar que a estreia do Cruzeiro contra a Universidad Católica será no dia 4 de abril, a segunda final contra o Atlético passaria para o dia 7, no domingo.
Cruzeiro na Sul-Americana
Cabeça de chave do Grupo B, o Cruzeiro terá Unión La Calera-CHI, Universidad Catolica-EQU e Alianza Petrolera-COL como adversários na fase de grupos.
Na fase de grupos, o Cruzeiro terá pela frente alguns obstáculos, como o gramado sintético da equipe chilena e a altitude da capital do Equador. Vale ressaltar que o Cruzeiro nunca enfrentou nenhum dos três adversários na fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Tabela do Cruzeiro na fase de grupos da Copa Sul-Americana
- Rodada 1: Universidad Católica-EQU x Cruzeiro – Semana do dia 3/4
- Rodada 2: Cruzeiro x Alianza Petrolera-COL – Semana do dia 10/4
- Rodada 3: Unión La Calera-CHI x Cruzeiro – Semana do dia 24/4
- Rodada 4: Alianza Petrolera-COL x Cruzeiro – Semana do dia 8/5
- Rodada 5: Cruzeiro x Unión La Calera-CHI – Semana do dia 15/5
- Rodada 6: Cruzeiro x Universidad Católica-EQU – Semana do dia 29/5
Tabela básica da Sul-Americana
- Rodada 1: Semana do dia 3/4
- Rodada 2: Semana do dia 10/4
- Rodada 3: Semana do dia 24/4
- Rodada 4: Semana do dia 8/5
- Rodada 5: Semana do dia 15/5
- Rodada 6: Semana do dia 29/5
- Playoffs: Semanas dos dias 17/7 e 24/7
- Oitavas: 14/8 e 21/8
- Quartas: 18/9 e 25/9
- Semifinal: 23/10 e 30/10
- Final: 23/11
Regulamento
Após uma primeira fase eliminatória (alguns times entram diretamente na fase de grupos), 32 equipes foram divididas em oito chaves com quatro clubes cada. O primeiro colocado de cada grupo seguirá para as oitavas de final.
Já os times na segunda posição dos grupos da Sul-Americana vão duelar com algum terceiro colocado de cada grupo da Copa Libertadores em um playoff para as oitavas.
Com exceção da final, em jogo único e com mando de campo neutro, toda fase mata-mata terá jogos de ida e volta. Não haverá o critério de gol qualificado marcado fora de casa.