CNN Esportes

Punição ao Cruzeiro após briga em Curitiba? Advogado explica o que pode acontecer

Para Gustavo Lopes, time mineiro deve ser obrigado a jogar com portões fechados

Hugo Lobão, da Itatiaia
Compartilhar matéria

As cenas de violência protagonizadas por torcedores de Coritiba e Cruzeiro durante partida disputada neste sábado (11), no Durival de Britto, devem render punições importantes aos dois clubes envolvidos.

De acordo com Gustavo Lopes, especialista em direito desportivo, é pouco provável que a perda de pontos seja a condenação dada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Ainda segundo o advogado, apesar de existir uma possível interpretação do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que renderia a perda de pontos, não há nenhum precedente em casos como o deste sábado. A falta de jurisprudência torna improvável essa punição.

Não há precedente para isso. Haveria um espaço para uma interpretação do CBJD que poderia render a perda de pontos. No entanto, não há nenhum caso do tipo e acho muito pouco provável que algum dos times perca ponto pelo episódio. Ainda mais com a grande influência esportiva que teria na reta final do Campeonato Brasileiro
Gustavo Lopes, especialista em direito desportivo

Portões fechados?

Ainda segundo Gustavo Lopes, a punição do Cruzeiro deve ser a obrigação de atuar com portões fechados nas próximas partidas pelo Campeonato Brasileiro. Como o clube mineiro não era mandante do jogo, não deve haver a proibição de mandar jogos no Mineirão ou outros estádios de Belo Horizonte.

Do outro lado, o Coritiba deve receber gancho pesado justamente por não ter fornecido as condições necessárias de segurança para a realização da partida no Durival de Britto, na capital paranaense.

"Como é mandante, o Coritiba é responsável pela segurança do estádio. Como mandante, era obrigação dele. É difícil o Coritiba fugir da punição de mando de campo", completou.

Cruzeiro tem três jogos como mandante

O Cruzeiro tem mais três jogos como mandante nesta edição da Série A. O time celeste ainda joga em casa contra Vasco, Athletico-PR e Palmeiras. A presença do público nesses duelos importantes na luta contra o rebaixamento dependerá da punição do STJD.

Ainda pela briga em Curitiba, é possível que o clube celeste receba a punição de não poder contar com torcedores como visitantes em outros estádios do Brasil.

Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
ItatiaiaVer original 
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais