Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Quem é Pedro Lourenço, empresário que está perto de comprar o Cruzeiro

    Ronaldo deve vender 90% da ações do clube

    Itatiaia Esporte

    Uma bomba agitou os bastidores do Cruzeiro neste sábado (27). Às 18h04, a Itatiaia noticiou a possibilidade real de o empresário Pedro Lourenço comprar 90% das ações da SAF que estão sob controle de Ronaldo desde 2022. Mas quem é o homem que pode assumir esse grande desafio?

    Pedro Lourenço de Oliveira, de 68 anos, é mineiro de Paineiras, na região do Alto São Francisco, a 266km de Belo Horizonte.

    Na infância, Pedrinho trabalhou na lavoura e em minas de carvão ao lado do pai e dos nove irmãos. Por trabalhar desde criança, Lourenço estudou só até a quarta série, mas sempre se mostrou habilidoso para o comércio.

    O jovem sonhador se mudou para a capital mineira aos 18 anos e, desde então, trabalhou como carregador de caixas, encarregado de depósito e vendedor de café. Dentro de supermercados, ele aprendeu muito sobre a operação do negócio. Mas foi apenas aos 40 anos que ele abriu sua primeira loja.

    A primeira unidade do Supermercados BH foi inaugurada em 1996. Desde então, a rede não parou de crescer e já está com mais de 300 lojas em Minas Gerais e no Espírito Santo.

    Em 2023, a rede Supermercados BH teve faturamento de R$ 14 bilhões e ficou em quinto no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

    Cruzeirense apaixonado, Pedro Lourenço investe no clube desde a gestão dos irmãos Perrella (Alvimar de Oliveira Costa e Zezé Perrella). Desde então, ajudou com empréstimos, aquisição de atletas, aportes e patrocínios.

    Na SAF de Ronaldo, não foi diferente. Entre 2022 e 2023, Pedro Lourenço bancou reformas para modernização da Toca da Raposa II, que inclusive terá o seu nome. No ano passado, fez um aporte de R$ 100 milhões em debêntures. Na época, já havia previsão de conversão desse montante em percentuais do Cruzeiro SAF.

    Agora, Lourenço está perto de concluir a operação de compra das ações de Ronaldo e se tornar sócio majoritário do Cruzeiro.

    Se tudo der certo, o empresário deverá promover grandes mudanças na gestão. Uma delas será reconduzir Alexandre Mattos, hoje no América, como diretor de futebol.

    Todos os detalhes da operação, incluindo alguns entraves, estão na matéria que trouxe à tona essa grande bomba no Cruzeiro.

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos