Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Dorival não será primeiro técnico a estrear pela Seleção em Wembley; relembre

    Carlos Alberto Silva, em 1987, e Felipão em sua segunda passagem, em 2013, enfrentaram a Inglaterra no mítico estádio logo de cara; jogo será neste sábado (23)

    Dorival Jr., técnico da Seleção Brasileira
    Dorival Jr., técnico da Seleção Brasileira Divulgação

    Marcel RizzoAlexandre Simõesda Itatiaia

    Em bate-papo com seus auxiliares, Dorival Júnior comentou que já foi campeão em estádios como Maracanã, no Rio, e Morumbis, em São Paulo, e por anos dirigiu o Santos que tem como casa a Vila Belmiro, berço de Pelé.

    Mas o treinador admitiu que estava empolgado por fazer sua estreia com a Seleção Brasileira no mítico estádio de Wembley, em Londres. O amistoso contra a Inglaterra será neste sábado (23), às 16h (de Brasília).

    “Um estádio emblemático, mítico, o berço do futebol. Valorizo demais poder fazer a estreia aqui, a tantos quilômetros de casa, em um local cheio de história para o futebol mundial. Sempre foi meu sonho dirigir a Seleção Brasileira e é um sonho que continuo vivendo”, disse Dorival Júnior.

    Ele não será o primeiro a estrear pela Seleção em Wembley. Em 1987, Carlos Alberto Silva empatou por 1 a 1 com os ingleses, por um torneio mano a mano chamado Taça Stanley Rous.

    Em 2013, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, iniciava sua segunda passagem pelo Brasil também no mítico estádio, mas com uma derrota de 2 a 1 para a Inglaterra.

    A noite de Mirandinha

    A Seleção Brasileira principal estava há quase um ano sem jogar quando empatou por 1 a 1 contra a Inglaterra, no antigo estádio de Wembley, em 19 de maio de 1987. Antes, a última apresentação havia sido a derrota nos pênaltis para a França, nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, em 21 de junho, no estádio Jalisco, em Guadalajara, no México.

    Mas por que tanto tempo sem jogar? Confusões políticas na CBF, que impediram a Seleção de ter qualquer compromisso no período. Na época não havia um calendário organizado como hoje, com datas específicas para convocações e obrigatoriedade dos clubes em liberarem os atletas.

    Em abril de 1987, a CBF precisava de um treinador para o Pré-Olímpico na Bolívia e o escolhido foi Carlos Alberto Silva, então no Cruzeiro. Apesar de um arranca-rabo que teve com Bebeto durante o torneio, o Brasil se classificou para Seul-1988 e Silva foi promovido a técnico da Seleção principal.

    Os primeiros compromissos seriam a excursão para a Europa e Israel, com primeira parada em Londres para encarar a Inglaterra. O time ainda enfrentou Irlanda (perdeu de 1 a 0), Escócia (vitória por 2 a 0), Finlândia (3 a 2 a favor) e Israel (goleada por 4 a 0).

    Contra os ingleses, o gol brasileiro do empate por 1 a 1 foi de Mirandinha, do Palmeiras, com Gary Lineker, astro inglês da época, marcando para os donos da casa. A atuação do brasileiro foi tão boa que ele acabou vendido ao Newcastle, se tornando o primeiro brasileiro a jogar na Inglaterra.

    Retorno de Felipão

    Campão do mundo em 2002, Felipão retornou à Seleção Brasileira em 2013, após Mano Menezes ser demitido. A reestreia foi em Wembley, em uma derrota de 2 a 1 para a Inglaterra.

    O gol brasileiro foi de Fred, que entrou no segundo tempo no lugar de Luís Fabiano e depois seguiria como centroavante titular do treinador até a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Rooney e Lampard anotaram para os ingleses.

    O Brasil cairia no Mundial de 2014 nos 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

    Retrospecto do Brasil em Wembley

    • 12 jogos
    • 2 vitórias
    • 7 empates
    • 3 derrotas
    • 13 gols pró
    • 14 gols contra
    • Primeiro jogo: 8/5/1956 – Inglaterra 4 x 2 Brasil
    • Último jogo: 13/11/2017 – Brasil 0 x 0 Inglaterra

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

    versão original