Estudo projeta base de fãs do futebol feminino entre as 5 maiores do mundo
Nielsen Sports, empresa de análise global de esportes, prevê aumento de 38%
O futebol feminino deve se tornar um dos cinco principais esportes do mundo até 2030, de acordo com um relatório da Nielsen Sports, empresa de análise global de esportes, em colaboração com a PepsiCo, com uma base global de fãs projetada para crescer 38%, o que atingiria mais de 800 milhões de pessoas.
Estima-se que cerca de 60% desses fãs sejam mulheres, de acordo com o relatório "Undervalued to Unstoppable" divulgado na terça-feira (17), o que resultará em um dos poucos esportes seguidos mais por mulheres do que por homens.
A audiência global de transmissões também deverá aumentar em 30% nos principais torneios até 2030.
Embora os acordos de patrocínio para a Copa do Mundo Feminina de 2023 tenham triplicado em relação ao torneio de 2019, apenas uma pequena fração dos orçamentos globais de patrocínio são alocados ao futebol feminino, de acordo com o estudo.
Isso representa uma oportunidade significativa, argumentaram os pesquisadores, considerando que a projeção é de que as mulheres conduzirão mais de 75% das decisões de compra das famílias até 2028.
"Há muito tempo acreditamos no potencial do futebol feminino e, hoje, não estamos mais apenas monitorando o progresso, estamos testemunhando um avanço", disse Samantha Lamberti, diretora administrativa da Nielsen Sports International.
"Dos direitos de mídia ao patrocínio e engajamento dos fãs, esta não é mais uma questão de promessa futura, mas de valor presente", completou.
O futebol feminino já é um dos 10 esportes mais assistidos globalmente, e o ritmo parece estar crescendo. A audiência do campeonato da Liga Nacional de Futebol Feminino, sediado nos EUA, no ano passado teve um aumento de 18% em relação ao ano anterior.
O Disney+ anunciou no mês passado um acordo para transmitir partidas da Liga dos Campeões Feminina pela Europa, enquanto Alexis Ohanian, cofundador do Reddit e marido da lenda do tênis Serena Williams, adquiriu uma participação no Chelsea, campeão da Superliga Feminina, no mesmo mês.
A Deloitte relatou recentemente que as receitas da WSL aumentaram 34% durante a temporada recorde de 2023-24 e prevê que a receita total dos clubes da WSL atingirá o recorde de 100 milhões de libras (US$ 135,93 milhões) na temporada de 2025-26.
No entanto, o público da WSL caiu após atingir o pico em 2023-24, logo após a Copa do Mundo Feminina de 2023, mas deve ter outro aumento após a Eurocopa no mês que vem na Suíça.
A Nielsen relatou um aumento no interesse em torno de grandes torneios. A Suíça aumentou sua base de fãs de futebol feminino em 22% em 2024, antes da Eurocopa, enquanto o interesse no Reino Unido aumentou 15% nos dois anos seguintes à vitória da Inglaterra na Euro 2022.
O futebol feminino teve um aumento de 60% no número de fãs mulheres nos últimos cinco anos, de acordo com a Nielsen, com picos na China, com 186 milhões de novos fãs no período, no Brasil e na Índia.
O crescimento da participação acompanhou o aumento do interesse, e a China registrou um aumento de 300%. A participação também aumentou na Europa, com a França — com um aumento de 150% —, a Espanha (95%), os Países Baixos (25%) e o Reino Unido (24%) registrando os maiores aumentos desde 2019.