
Flamengo pode se tornar clube com mais Libertadores conquistadas em Lima
Campeão na cidade em 2019, Rubro-Negro busca sua segunda taça continental na capital peruana

Flamengo e Palmeiras se enfrentam neste sábado (29), no Estádio Monumental, em Lima, pela final da Copa Libertadores. O confronto acontece às 18h (de Brasília).
Caso conquiste o título sobre o Verdão, o Rubro-Negro poderá se tornar o clube com mais taças de Libertadores conquistadas na capital peruana, com duas.
A primeira foi em 2019, quando a equipe carioca bateu o River Plate por 2 a 1, de virada, no próprio Estádio Monumental, na primeira decisão em jogo único da história do torneio continental.
Por enquanto, o Flamengo está empatado com o Nacional, do Uruguai, em títulos na cidade de Lima.
Os uruguaios levantaram a taça no Peru na edição de 1971. Após perder o jogo de ida para o Estudiantes, em La Plata, o Nacional venceu a partida de volta no Estádio Centenario, em Montevidéu.
Na época, a Conmebol realizava um terceiro confronto de desempate, em sede neutra, para definir o campeão. E foi a capital peruana a escolhida para a definição do torneio.
No Estádio Nacional José Díaz, o clube uruguaio bateu o Estudiantes por 2 a 0 e ficou com o troféu.
Outras finais de Libertadores em Lima
Outras duas finais da competição continental foram disputadas em Lima: a de 1972, entre Universitario e Independiente, e a de 1997, entre Sporting Cristal e Cruzeiro.
Nas duas ocasiões, porém, os jogos realizados na cidade foram os de ida, com os clubes peruanos decidindo a Libertadores fora de casa. O Independiente e o Cruzeiro, valendo-se da força como mandantes, sagraram-se campeões da América em Avellaneda e em Belo Horizonte, respectivamente.


