Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Gabigol é denunciado por tentativa de fraude em antidoping

    Clube e atleta negam acusação e afirmam que foi um mal entendido

    Gabigol é denunciado por suposta tentativa de dificultar exame antidoping
    Gabigol é denunciado por suposta tentativa de dificultar exame antidoping Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

    Marcel Rizzoda Itatiaia

    O atacante Gabigol, do Flamengo, foi denunciado pela Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem por ter dificultado a realização de um exame antidoping surpresa em abril, no Ninho do Urubu, o centro de treinamento do Flamengo, no Rio de Janeiro. O jogador nega qualquer tentativa de fraude.

    O caso foi revelado pelo Globo Esporte e confirmado pela Itatiaia. O atacante deve ir a julgamento pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, ainda sem data. Ele foi denunciado pelo artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que fala em “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.

    Há previsão de até quatro anos de suspensão caso ele seja condenado.

    Em 8 de abril, técnicos da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) foram até o Ninho do Urubu realizar exame antidoping surpresa em alguns jogadores, praxe no trabalho da autoridade. Gabigol, segundo a denúncia apresentada pela procuradoria, não gostou de ter sido sorteado e dificultou o trabalho dos profissionais.

    Ele não teria feito a coleta quando solicitado, indo almoçar antes, teria se irritado quando foi acompanhado ao local para urinar e não teria lacrado o recipiente, como pede o protocolo. O caso foi relatado pelos oficiais à ABCD, que fez o repasse das informações à procuradoria, para investigação.

    Gabigol, por meio de nota, disse que o exame foi feito e apresentou resultado negativo. Ele também negou qualquer tentativa de fraude. Veja o texto na íntegra:

    “O atleta Gabriel Barbosa, sua família e staff tomaram conhecimento da matéria publicada nesta sexta-feira (22) pelo site GE. O jogador do Flamengo vem a público confirmar que o exame foi realizado e o resultado apurado já deu negativo. Diante de tal informação, não há nada que possa ferir ou infringir as normas protocolares. Reiteramos que, em nenhum momento, o atleta tentou fraudar o exame. Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos”, diz a nota publicada pelo atacante.

    “O Flamengo ainda não foi intimado do oferecimento da denúncia esportiva feita pela Procuradoria e, tão logo seja intimado, atuará na defesa do atleta. Não obstante, pode adiantar que não houve qualquer conduta intencional ou tentativa do atleta para afetar ou impossibilitar o controle de dopagem. O Flamengo confia na justiça desportiva e entende que os fatos narrados não configuram uma falta típica, sendo não mais que um mal entendido”, comunicou o Flamengo em resposta à matéria.


    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

    versão original