CNN Esportes

Coritiba vence Fluminense e embola ainda mais a luta contra o Z4 do Brasileirão

Com o apoio da torcida, Coxa construiu a vitória ainda no primeiro tempo

Luccas Oliveira, da CNN, Guilherme Abrahão, da Itatiaia
Coritiba e Fluminense pelo primeiro turno do Brasileirão
Jogadores do Coritiba comemoram o gol de Robson, o primeiro sobre o Fluminense  • EMERSON NOGUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Compartilhar matéria

No encerramento da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Coritiba venceu o Fluminense por 2 a 0, na noite desta segunda-feira, no Couto Pereira, em Curitiba.

O resultado foi construído ainda no começo do jogo, com Robson (de pênalti) e o estreante Diogo Oliveira marcando aos 24 e 28 minutos, respectivamente.

A vitória do Coxa embolou ainda mais a briga contra o Z4 do Brasileirão. O time paranaense está sem perder há quatro jogo, foi a 14 pontos e está apenas um atrás do Goiás, o primeiro time fora da zona de rebaixamento.

A diferença entre o Coritiba (18º) e o Santos (14º) é de apenas três pontos. América-MG e Vasco, com um jogo a menos, aparecem mais atrás na tabela.

O Fluminense, por sua vez, desperdiçou a chance de voltar a encostar no G4. Caso vencesse o Coritiba, o time de Fernando Diniz assumiria a quinta posição, com 28 pontos. Agora, para em 7º lugar, com 25.

Próximos jogos

O Coritiba terá a semana de descanso para se preparar para o confronto no próximo domingo (30), contra o líder do Campeonato Brasileiro, o Botafogo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, às 16h (de Brasília). O Alvinegro está 100% em casa.

O Fluminense também terá a semana livre só para treinos, mas joga no dia anterior ao Coxa, também no Rio de Janeiro, contra o Santos, no Maracanã, às 16h (de Brasília).

Atuação de gala do Coxa

Vivendo o melhor momento no Brasileiro, sem perder há quatro partidas, o Coxa começou avassalador diante do Fluminense e com menos de 30 minutos já vencia o confronto por 2 a 0.

Primeiro, Felipe Melo cometeu pênalti em Robson e o próprio atacante bateu com precisão. Depois, Matheus Bianchi serviu o Diogo Oliveira para só empurrar paras as redes e ampliar ainda na primeira etapa.

Felipe Melo: noite para esquecer

A noite do experiente Felipe Melo foi para ser esquecida. Talvez seja uma das piores atuações do defensor com a camisa Tricolor. Primeiro, um pênalti infantil em cima de Robson, que deu vantagem ao Coxa.

Depois, levou um humilhante drible de Matheus Bianchi, que encontrou Diogo Oliveira para marcar o segundo do Coritiba. Tudo isso com menos de 30 minutos de partida.

Estreante nas redes

Desconhecido do futebol brasileiro, o atacante Diogo Oliveira precisou de apenas 27 minutos para dar seu cartão de visitas e marcar o primeiro gol com a camisa do Coritiba.

Aos 26 anos, Diogo estava no futebol mexicano, defendendo o Pumas, mas passou pelo Plaza Colônia-URU. No Brasil, defendeu Francana e Independente de Limeira, ambos do interior de São Paulo.

Reestreia no Fluminense

Não foi só o Coritiba que teve um estreante em campo. O Fluminense teve duas reestreias. Danielzinho e Yoni González voltaram a jogar pela equipe tricolor, após quatro anos. Os dois deixaram o Tricolor ao fim de 2019 e voltaram nesta janela.

Ambos já haviam trabalhado com Fernando Diniz naquele ano e ganharam destaque na equipe tricolor. Yoni, inclusive, foi o artilheiro na temporada 2018 com 17 gols marcados. Diogo Barbosa também fez o primeiro jogo pelo Flu.

Flu tenta, mas Coritiba vence de forma justa

Perdendo de 2 a 0, o Fluminense voltou mais para cima do Coritiba, que aproveitava os espaços para contra-atacar. O Tricolor pressionou bastante, mas na hora de concluir se mostrou pouco efetivo.

Inclusive, o Coritiba chegou mais perto de marcar o terceiro, em duas oportunidades, do que o Flu de buscar uma reação, mesmo com domínio da posse de bola e pressionando.

Freguesia no Couto Pereira

E o Fluminense segue sendo presa fácil para o Coxa quando a partida é no Couto Pereira. Foi a 25ª vez que as equipes se enfrentaram na casa do Coritiba e foi a 14ª vitória do mandante.

Em apenas quatro oportunidades, o Fluminense voltou de Curitiba com a vitória diante do Coxa. Ainda foram sete empates. Como efeito de comparação, o Flu como mandante, são 12 vitórias do Flu, sete empates e quatro derrotas.

Coritiba 2x0 Fluminense

Coritiba: Gabriel; Natanael, Kuscevic, Henrique e Jamerson; Bruno Gomes, Matheus Bianchi (Fransérgio), Andrey (Kaio César) e Marcelino Moreno (Diogo Batista); Robson (Victor Luiz) e Diogo Oliveira (Rodrigo Pinho). Técnico: Thiago Kosloski.

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Leo Fernández) e Diogo Barbosa (Daniel); André, Lima, Paulo Henrique Ganso (John Kennedy) e Árias (Yoni González); Keno (Isaac) e Lelê. Técnico: Fernando Diniz.

Gols: Robson (23 min 1ºT),  Diogo Oliveira (27 min 1ºT), para o Coritiba.

Cartões amarelos: Robson, Bruno Viana (CTB); André (FLU).

Motivo: Jogo válido pela 16ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Data e horário: 24 de julho de 2023 (segunda-feira), às 19h (de Brasília).

Local: Couto Pereira, Curitiba, Paraná.

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP).

Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Evandro de Melo Lima (SP).

Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto (SP).

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

Este conteúdo ainda não está disponível. Volte em breve para ver a tabela completa
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais