CNN Esportes

Fluminense encara o Borussia Dortmund em busca de fazer história no Mundial

Tricolor pode quebrar jejum de 13 anos de clubes brasileiros sem vencer um europeu em torneios oficiais

Guilherme Abrahão, da Itatiaia
Compartilhar matéria

O Fluminense terá a dura missão de tentar derrotar o Borussia Dortmund, da Alemanha, nesta terça-feira (17), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 13h (de Brasília), pelo jogo de estreia do Grupo F do Mundial de Clubes da Fifa. O Tricolor tenta derrubar um longo jejum.

Desde o Mundial de Clubes de 2012, ainda no Japão, um time brasileiro não consegue derrotar um europeu em duelos oficiais. Na época, o Corinthians venceu o Chelsea-ING e ficou com a taça. De lá para cá, Flamengo, Palmeiras, Grêmio e o próprio Tricolor tiveram rivais da Europa no caminho e nada de vitórias.

 

 

O Palmeiras, inclusive, já até enfrentou um time do Velho Continente na atual edição do Mundial de Clubes.

A partida entre Fluminense e Dortmund será a segunda entre clubes brasileiros e europeus nos Estados Unidos. Na próxima rodada, Botafogo e Flamengo também encaram times da Europa.

O duelo é visto como decisivo nas pretensões do Fluminense de sonhar com a classificação em primeiro lugar para a próxima fase. Além do time alemão, o Tricolor terá pela frente o Ulsan, da Coreia do Sul, e o Mamelodi Sundowns, da África do Sul.

Milhões em jogo

Além de provar sua força no torneio que reúne os melhores times do planeta, o Mundial de Clubes tem o peso financeiro. A presença na fase de grupos já garantirá 15,21 milhões de dólares (cerca de R$ 84 milhões na cotação atual).

O campeão pode faturar até 125 milhões de dólares (aproximadamente R$ 692 milhões). Vitórias e empates na fase de grupos também renderão premiações.

Como chega o Fluminense

O principal desfalque é Cano. O atacante não atua desde 29 de abril e ficará como opção para o técnico Renato Gaúcho. A tendência é ser acionado no duelo. Everaldo começa no time titular.

“O Cano é um jogador que está voltando de lesão, está 100% curado, mas o que falta é ritmo de jogo. E isso é muito importante para um jogador. A princípio, ele vai esperar um pouco. O horário dificulta bastante, independente do calor ou frio. Sabemos que ele está sem ritmo de jogo, e contra um adversário tão poderoso assim, vamos fazer com que ele espere um pouco. Durante a partida, quase certo que ele vai entrar”, revelou.

Facundo Bernal é outro que fica à disposição do técnico, mas vai iniciar o confronto no banco de reservas. Nonato disputa vaga com Hércules, mas deve ser a escolha do técnico. Ganso também pode iniciar fora para a entrada do camisa 35.

Como chega o Borussia Dortmund

Para o duelo contra o Fluminense, o Borussia tem o atacante Serhou Guirassy, como sua principal arma para sair com os três pontos e confirmar o favoritismo. Visto como um dos principais clubes europeus, o time alemão chega com força no torneio.

Estão fora de combate o zagueiro Nico Schlotterbeck, o volante Salih Ozcan e o atacante Maximilian Beier. O brasileiro Yan Couto disputa posição com Ryerson, enquanto o único reforço Jobe Bellingham também pode iniciar na vaga de Svensson.

Fluminense x Borussia Dortmund-ALE

Fluminense

Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli, Nonato (Hércules) e Ganso (Hércules); Canobbio, Arias e Everaldo. Técnico: Renato Gaúcho

Borussia Dortmund-ALE

Kobel; Sule, Bensebaini e Anton; Ryerson (Yan Couto), Nmecha, Sabitzer e Svensson (Jobe Bellingham); Brandt, Adeyemi e Guirassy. Técnico: Niko Kovac.

  • Motivo: Jogo válido pela 1ª rodada do Grupo F do Mundial de Clubes da Fifa
  • Local: MetLife Stadium, Nova Jersey, Estados Unidos
  • Data e hora: 17de junho (terça-feira) de 2025, às 13h (de Brasília)
  • Árbitro: Ilgiz Tantashev (UZB)
  • Assistentes: Andrey Tsapenko (UZB) e Timur Gaynullin (UZB)
  • Transmissão: Cazé TV, Globo e Sportv
Esse conteúdo foi publicado originalmente em
ItatiaiaVer original 
Acompanhe Esportes nas Redes Sociais