
"Poucos teriam coragem", diz Parreira sobre assumir o Fluminense na Série C
Treinador esteve à frente da equipe que foi campeã da terceira divisão

Carlos Alberto Parreira esteve ao lado do Fluminense no momento mais difícil de sua história. O comandante guiou a equipe tricolor ao título da Série C em 1999, que iniciou o processo de reconstrução do clube.
O fim dos anos 90 foram complicados para o clube carioca, mas Parreira, ídolo, não abandonou a equipe. O comandante explicou, em entrevista ao podcast "Basticast", por que resolveu assumir o tricolor naquele momento.
"Impressionante como lembram da terceira divisão, impressionante como marcou. Poucos teriam coragem de ter assumido o Fluminense na terceira divisão. Dr Horta chegou lá em casa, Dr David Fischel e falaram: ‘Parreira só você pode nos tirar da terceira divisão!’ Aceitamos e fomos campeões", disse, antes de completar:
"A tônica foi nós não somos técnicos, nem jogadores de um time da terceira divisão. Nós somos técnicos de um time gigantesco que, eventualmente, neste momento está na terceira divisão. Nós somos técnicos e jogadores do Fluminense", finalizou.
Além da Série C, Parreira também atingiu a glória com o Fluminense na primeira divisão. Foi em 1984, quando a equipe venceu o Vasco na decisão daquele ano, ainda que o técnico não esperasse tamanho sucesso.
"Esse time tinha leveza, qualidade técnica, jogadores que não perdiam um treino, não ficavam machucados, não criavam problema. O ambiente era muito leve também. A minha consolidação como técnico foi nesse título do Fluminense porque eu nunca pensei em ser técnico de futebol. Meu sonho era ser preparador físico", analisou.
Apesar do título ter vindo contra o Vasco, arquirrival carioca, o jogo mais marcante foi contra o Corinthians, na semifinal. Pelo menos é isso que conta Parreira, sobre uma das partidas mais marcantes de sua carreira.
"Quando fomos campeões brasileiros em 1984 fizemos uma partida contra o Corinthians no Morumbi que foi uma aula de futebol, na parte técnica, na parte tática e na parte emocional", concluiu.
Parreira é um dos principais técnicos da história do futebol brasileiro. Dez anos depois daquela conquista no Brasileirão, o comandante levou a Seleção ao título da Copa do Mundo, nos Estados Unidos.


