
Após caos e festa, Messi encerra turnê pela Índia; saiba como foi
Camisa 10 do Inter Miami finaliza visita sob clima de festa em Nova Délhi, em contraste com a crise estrutural do futebol no país
Confetes coloridos caíram sobre Lionel Messi quando ele encerrou, na segunda-feira, sua frenética turnê por quatro cidades da Índia, com uma aparição no estádio Arun Jaitley, em Nova Délhi, onde um público próximo da capacidade máxima gritou até ficar rouco durante seus 30 minutos em campo.
A nação mais populosa do mundo deixou temporariamente de lado sua obsessão pelo críquete e entrou em uma “Messi-mania” desde que o argentino, oito vezes vencedor da Bola de Ouro, chegou no fim da noite de sexta-feira, com milhares de fãs aguardando do lado de fora do aeroporto, em Calcutá.
O evento de sábado em Calcutá, no entanto, terminou em caos, com torcedores irritados arrancando assentos e invadindo o gramado depois que políticos locais sequestraram a programação. O principal organizador foi detido pela polícia.
Os eventos em Hyderabad e Mumbai, que contaram com Messi, de 38 anos, e seus companheiros de Inter Miami Luis Suárez e Rodrigo De Paul, ocorreram sem problemas, e não foi diferente em Délhi.
O trio caminhou ao redor do campo, ocasionalmente chutando bolas para as arquibancadas lotadas, e participou de brincadeiras com crianças locais em um estádio que costuma receber partidas internacionais de críquete.
“Foi um momento de sonho realizado para nós vê-lo em carne e osso”, disse Kaustav Ghosh, torcedor de Messi e da Argentina, que compareceu ao evento com a esposa e os dois filhos.
“Nós viajamos à Rússia para a Copa do Mundo de 2018, mas não conseguimos ingressos para nenhum jogo da Argentina. Pelo menos vimos o Messi aqui”, afirmou Ghosh, cuja família inteira apareceu vestindo camisas da seleção argentina.
O críquete, porém, conseguiu dar as caras no evento.
Messi, Suárez e De Paul receberam camisas da seleção indiana de críquete das mãos do presidente do Conselho Internacional de Críquete (ICC), Jay Shah, além de ingressos para a Copa do Mundo de Twenty20 do ano que vem, que será disputada na Índia e no Sri Lanka.
A empolgação em torno da visita de Messi contrasta com o clima geral de pessimismo em relação ao estado do futebol indiano.
O país ocupa apenas a 142ª posição no ranking mundial da Fifa, e a Indian Super League vive um período de indefinição depois que a Federação Indiana de Futebol não conseguiu encontrar um novo parceiro comercial, após o fim de um contrato de 10 anos com o anterior.


