Bellerín troca carros por bicicleta e é premiado por ações ambientais
Jogador do Betis recebeu o prêmio BBC Green Sport Award e defende uma vida mais sustentável dentro e fora do futebol

Nos estacionamentos dos centros de treinamento de grandes clubes europeus, o que mais se vê são carros de luxo. Mas Héctor Bellerín prefere duas rodas. O jogador do Real Betis, ex-lateral do Arsenal, escolhe ir aos treinos de bicicleta ou transporte público, como parte de seu compromisso com a sustentabilidade e um estilo de vida mais simples.
“Seria mais fácil pegar um táxi. Eu sei que sou privilegiado, mas precisamos de cidades mais verdes, com menos carros”, disse o espanhol de 30 anos, que nesta segunda-feira (6) foi nomeado Campeão Global no BBC Green Sport Awards.
Bellerín foge do estereótipo do jogador de futebol. Vegano e adepto do consumo consciente, ele costuma comprar roupas em brechós e usa suas redes sociais para discutir o impacto das mudanças climáticas no esporte.
“Com poder vem responsabilidade. Cada vez que alguém coloca um microfone à sua frente, há uma chance de falar sobre questões importantes e gerar conversa”, afirmou.
Natural da Catalunha, Bellerín conta que o interesse pelo meio ambiente surgiu cedo e foi reforçado na juventude, quando chegou ao Arsenal aos 16 anos. Lá, aprendeu valores que carrega até hoje. “Com Arsène Wenger aprendi muito, não sobre sustentabilidade diretamente, mas sobre uma forma holística de viver. A sustentabilidade faz parte disso.”
No Betis, o lateral encontrou um ambiente que combina com sua filosofia. O clube espanhol mantém a Fundação Forever Green, dedicada a promover ações ecológicas — desde uniformes produzidos com algas, polpa de madeira e plástico reciclado, até redes de pesca reutilizadas para fabricar assentos no estádio.
“O Betis não é apenas um clube de futebol”, resume Bellerín. “É um espaço onde as pessoas podem crescer, ter apoio e se sentir parte de algo maior. Fazer parte disso é incrivelmente gratificante.”