CNN Esportes

CAS confirma exclusão do León do Mundial de Clubes

Clube mexicano estava no grupo D ao lado de Flamengo, Chelsea e Espérance

Leonardo Martins, da CNN
León, do México, luta para seguir no Mundial de Clubes
León, do México, está fora do Mundial de Clubes  • Divulgação/León
Compartilhar matéria

A Corte Arbitral do Esporte decidiu pela exclusão do León, do México, do Mundial de Clubes, que acontece entre junho e julho deste ano nos Estados Unidos. A decisão não cabe recurso.

O León havia sido excluído da competição em março deste ano após a Fifa alegar que o time é controlado pelo mesmo grupo que comanda o Pachuca, outro time mexicano que está no Mundial de Clubes.

Segundo a decisão proferida nesta terça-feira (6), o CAS decidiu que Pachuca e León não cumpriram os critérios estabelecidos no regulamento da competição referentes à propriedade múltipla de clubes.

O Painel analisou as provas, incluindo o fundo fiduciário do Club León criado pelos proprietários do clube, e concluiu que esse fundo era insuficiente para atender ao Regulamento. Consequentemente, o Club León permanece excluído da competição e o Pachuca continua classificado
Decisão da Corte Arbitral do Esporte

 

Alajuelense também tem recurso negado

O CAS também rejeitou a apelação do Alajuelense. O time da Costa Rica pleiteava a vaga do León por causa de sua posição no ranking da Concacaf, seguindo o critério de limite de participantes por país. Seu recurso foi julgado no último dia 23 de abril em Madri, Espanha.

Com a decisão, o grupo D do Mundial de Clubes, que conta com Flamengo, Chelsea, da Inglaterra, e Espérance, da Tunísia, fica com um lugar vago. A tendência é que a Fifa realize um playoff entre América, do México, e Los Angeles FC, dos EUA, para preencher a vaga.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais