CNN Esportes

Doué é o jogador mais jovem a marcar dois gols em uma final da Champions

Meia do PSG brilha aos 19 anos e quebra recordes na vitória por 5 a 0 sobre a Inter de Milão

Julia Machado, da CNN
Désiré Doué, do PSG, comemora após marcar o terceiro gol de sua equipe durante a final da Champions League
Désiré Doué, do PSG, comemora após marcar o terceiro gol de sua equipe durante a final da Champions League  • Oliver Kaelke/DeFodi Images/DeFodi via Getty Images
Compartilhar matéria

Désiré Doué está fazendo história. O jovem de 19 anos marcou dois gols pelo Paris Saint-Germain na vitória por 5 a 0 contra a Inter de Milão, na final da Champions League, neste sábado (31). Com isso, tornou-se o jogador mais jovem a alcançar essa marca em uma decisão do torneio.

Antes mesmo de entrar em campo, Doué já havia quebrado outro recorde: foi o jogador mais novo a ser titular em uma final da competição. Com os dois gols, ele se tornou também o terceiro mais jovem a balançar as redes em uma final da Champions.

Com uma atuação decisiva, o francês liderou a goleada do PSG sobre a Inter de Milão, garantiu uma assistência e confirmou sua ascensão meteórica no futebol europeu. Em menos de 90 minutos, o camisa 14 gravou seu nome na história da principal competição de clubes do mundo.

Conheça Deriré Doué

Origens

Nascido no dia 3 de junho de 2005, em Angers, Doué começou na base do Rennes, chegando ao clube com apenas cinco anos de idade. Fez toda a base na modesta equipe francesa antes de ascender ao time profissional, entre 2021 e 2022, quando tinha apenas 16 anos.

Ele fez seu primeiro jogo no time de cima em agosto de 2022 e, naquele mesmo mês, balançou as redes na vitória sobre o Brest. Assim, ele se tornou o primeiro jogador da geração 2005 a marcar em partida da Ligue 1.

O atacante também foi o francês mais jovem a marcar em competições europeias. Ele tinha 17 anos, quatro meses e três dias quando balançou as redes na vitória sobre o Dínamo de Kiev, pela Europa League.

Depois de mais uma temporada interessante, entre participações em gols e momentos de turbulência com o técnico Bruno Génésio, Doué se preparava para deixar o Rennes em busca de um novo desafio. 

Chegada ao PSG

No dia 17 de agosto de 2024, o Paris Saint-Germain anunciou a contratação de Desiré Doué. O atacante foi comprado por 50 milhões de euros, mais de R$ 300 milhões à época, com contrato até 2029.

É importante frisar que Doué também é figurinha carimbada na seleção francesa. O atacante participou do sub-17 e sub-20 dos Blues, incluindo nas Olimpíadas de Paris, na qual a França ficou com a prata. O jovem de 19 anos também esteve no time principal, para a disputa da Nations League.

A temporada de Desiré Doué

O camisa 14 vive um ano de afirmação no PSG. Foi muito utilizado na versátil equipe de Luis Enrique, sendo essa, inclusive, uma de suas principais características. Mesmo sendo considerado ponta, Doué também pode atuar como meia e centroavante.

Ao todo, o francês marcou 15 gols e concedeu 15 assistências pelos parisienses nesta temporada. Os mais importantes, claro, na grande final deste sábado, na Alemanha.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais