CNN Esportes

Imbatível? Arsenal iguala recorde que durava 122 anos; entenda

Clube londrino venceu o Slavia Praga por 3 a 0, nesta terça-feira (4)

Da Reuters
Mikel Arteta parabeniza o time e os torcedores do Arsenal após a vitória sobre o Slavia Praga
Mikel Arteta parabeniza o time e os torcedores do Arsenal após a vitória sobre o Slavia Praga  • David Price/Arsenal FC via Getty Images
Compartilhar matéria

O Arsenal igualou um recorde de 122 anos ao chegar a oito jogos consecutivos sem sofrer gols em todas as competições.

A marca foi atingida após o time londrino vencer o Slavia Praga por 3 a 0, nesta terça-feira (4). Os Gunners também mantiveram 100% de aproveitamento na Champions League, com quatro vitórias em quatro partidas.

O espanhol Mikel Merino, que substituiu o lesionado Viktor Gyökeres como centroavante improvisado, marcou duas vezes no segundo tempo após o inglês Bukayo Saka abrir o placar aos 32 minutos.

A equipe londrina, que promoveu a estreia do jovem Max Dowman, de apenas 15 anos, o mais jovem a atuar na história da Champions, alcançou também a marca de 10 vitórias seguidas na temporada.

Defesa intransponível e recorde centenário

O único susto veio no fim do jogo, quando o VAR anulou um pênalti marcado sobre Ben White, preservando a oitava partida seguida sem ser vazado — feito que iguala um recorde do clube estabelecido em 1903.

Fora isso, o goleiro David Raya praticamente assistiu à partida como espectador, enquanto o Arsenal impôs seu domínio mesmo com desfalques importantes.

“Emocionalmente, lidamos muito bem com o jogo. Mostramos consistência e dominamos a parte defensiva contra um adversário difícil”, declarou o técnico Mikel Arteta após a vitória.

Arteta elogia consistência e rendimento coletivo

“Fizemos quatro mudanças em relação ao fim de semana, e todos renderam muito bem. Foi uma noite realmente produtiva”, acrescentou o treinador.

O pênalti convertido por Saka, que bateu firme no canto inferior enquanto o goleiro Jakub Markovic pulava certo, acalmou o time após um início de pressão intensa dos donos da casa.

A penalidade, considerada rigorosa por alguns torcedores, foi confirmada pelo VAR depois que a bola tocou na mão levantada do capitão Lukas Provod.

O Arsenal terminou o primeiro tempo com cinco finalizações no alvo, sendo quatro de Saka, e 63% de posse de bola.

Merino brilha, e Dowman faz história

Logo aos 36 segundos da segunda etapa, Merino ampliou para 2 a 0, completando de voleio um cruzamento de Leandro Trossard, que apareceu livre pela esquerda.

O espanhol marcou o terceiro aos 23 minutos, de cabeça, desviando a bola sobre Markovic após lançamento de Declan Rice.

Trossard deixou o campo para dar lugar a Dowman, que aos 15 anos e 308 dias quebrou o recorde de Youssoufa Moukoko (16 anos e 18 dias), estabelecido pelo Borussia Dortmund em 2020.

Slavia sem vitórias e elogios ao jovem inglês

“Não há competição mais difícil que esta, e o Max, com 15 anos, entrou já tentando encarar adversários e ganhar faltas”, elogiou Arteta. “Temos um jogador enorme aí.”

O Slavia Praga, por sua vez, segue sem vencer nesta fase de grupos e permanece com dois pontos.

“Sabíamos que seria um jogo muito difícil. Começamos bem, defendendo forte, mas depois do primeiro gol tudo ficou mais fácil para o Arsenal”, disse Provod ao site da Uefa.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais