
Chelsea x PSG: relembre as campanhas dos finalistas do Mundial de Clubes
Equipes chegam à decisão do torneio com caminhos semelhantes
Chelsea e PSG se enfrentam neste domingo (13), às 16h (de Brasília), na grande final da Copa do Mundo de Clubes. A decisão é promessa de jogão, que reúne as duas melhores equipes da primeira edição do torneio.
Os dois tiveram caminhos semelhantes na fase de grupos e cresceram durante o mata-mata, acumulando resultados positivos contra adversários do mais alto nível.
O clube inglês foi algoz de brasileiros nas fases mais agudas, enquanto os franceses desbancaram as melhores equipes da Europa, assim como na campanha que os sagraram campeões da Champions League.
A CNN relembra as campanhas dos finalistas para esquentar a decisão.
Chelsea: segundo colocado à finalista
Na fase de grupos, o clube inglês conseguiu vitórias tranquilas sobre Espérance e Los Angeles FC. No maior desafio do certame, no entanto, o Chelsea acabou sendo derrotado pelo Flamengo por 3 a 1. Foi o único revés da equipe na competição.
No mata-mata, o Chelsea cresceu muito de produção e conseguiu eliminar o Benfica, que liderou o Grupo C. Foi com emoção, já que a partida só terminou na prorrogação, mas os ingleses marcaram três no tempo-extra e golearam por 4 a 1.
A partir daí, os Blues se vestiram de carrascos dos brasileiros. Primeiro foi o Palmeiras, eliminado com falha de Weverton, e, depois, veio o Fluminense, que acabou sofrendo com a "Lei do Ex" do atacante João Pedro.
A equipe inglesa se aproveitou do chaveamento, que contou com quedas de gigantes europeus como Manchester City e Inter de Milão, confirmou o favoritismo e disputará o título com o PSG.
PSG: da derrota para o PSG ao amasso no Real Madrid
A campanha do clube francês na Copa do Mundo de Clubes é praticamente perfeita. E começou dessa maneira, com goleada imponente sobre o Atlético de Madrid, por 4 a 0. Na segunda rodada, contudo, veio o único arranhão da equipe de Luis Enrique.
Curiosamente, coube ao Botafogo dar um choque de realidade no PSG. Mesmo com o amplo favoritismo da equipe europeia, o Glorioso mostrou porque foi campeão da Libertadores e, com atuação valente, venceu por 1 a 0.
Mesmo com a derrota, a classificação ao mata-mata não esteve ameaçada. A vaga foi confirmada com vitória por 2 a 0, sem sustos, sobre o lanterna do Grupo B, o Seattle Sounders.
Na fase eliminatória, o PSG pareceu aumentar uma marcha e dominou praticamente todos os adversários. Nas oitavas, fez 4 a 0 no primeiro tempo diante do Inter Miami, de Messi.
As quartas de final reservaram o desafio mais impactante, contra o Bayern de Munique. Após primeiro tempo parelho, o PSG elevou o nível no segundo tempo e conseguiu marcar duas vezes no contra-ataque para garantir a classificação.
A semifinal diante do Real Madrid parecia ser o maior confronto para os franceses, porém, ela foi definida nos 25 minutos iniciais, quando Dembelé e Fabián Ruiz, duas vezes, encaminharam a vaga na final. Gonçalo Ramos fechou a goleada no segundo tempo.